Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Sorocaba recebe pela primeira vez a Mostra do Filme Livre

Notícia publicada em 22/07/2016



Sorocaba recebe pela primeira vez a Mostra do Filme Livre

Quatro curtas-metragens selecionados na 15ª Mostra do Filme Livre (MFL) serão exibidos gratuitamente nesta sexta-feira (22), às 19h, na sede provisória da Oficina Cultural Grande Otelo (rua Ramos de Azevedo, 237, Centro). A sessão especial integra o projeto Sarau Cinematográfico, coordenado pela Academia Sorocaba de Fotografia, Cinema e Vídeo em parceria com a Oficina Cultural.

Essa é a primeira vez que Sorocaba recebe uma mostra itinerante do MFL, considerado o maior festival de cinema independente do Brasil. Neste ano, a mostra selecionou 205 dos 1.342 filmes inscritos, que foram exibidos de março a junho nos Centros Culturais Banco do Brasil de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. De acordo com Guilherme Whitaker, curador do MFL, 90% dos filmes participantes foram produzidos sem verbas públicas, "ou seja, independentes".

Presidente da Academia Sorocaba de Fotografia, Cinema e Vídeo e curador do Sarau Cinematográfico, Cleiner Micceno afirma que a inclusão de Sorocaba no mapa da itinerância do festival, ao lado de outras 60 cidades do país, é o reconhecimento do trabalho contínuo desenvolvido pelo cineclube da Oficina Cultural Grande Otelo. "Além de formar público e promover o debate, a gente está conseguindo trazer filmes diferentes, de grandes festivais nacionais, que o público não teria a chance de conferir no circuito comercial", comenta, lembrando que no mês passado o Sarau recebeu uma mostra com curtas premiados no Festival do Minuto.

Os quatro filmes que serão exibidos hoje fazem parte da seção "Mundo Livre", que reúne títulos rodados por diretores brasileiros no exterior. Escape from my eyes, do carioca Felipe Bragança (roteirista de O céu de Suely), mistura imagens documentais e ficcionais para narrar histórias de refugiados africanos em Berlim, na Alemanha. O trabalho foi fruto de uma residência artística do cineasta na capital do país, entre 2013 e 2014. Dirigido por Karen Black, Parque soviético acompanha as conversas de um casal em um parque de Berlim. Completam a programação os curtas Indian Wells, de Luca Boskovitz e Thomaz Arruda, e Sugar Freeze, de Louise Botkay.

No dia 12 de agosto, na Oficina Cultural Grande Otelo, haverá a segunda e última parte da mostra itinerante, com três filmes premiadas na Mostra do Filme Livre 2016: O rosto da mulher endividada, de Renato Sircilli e Rodrigo Batista; Outubro acabou, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes; e Monstro, de Breno Baptista. 


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock