Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 23 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Sorocaba conhece hoje seu novo prefeito

Notícia publicada em 28/10/2012



Sorocaba conhece hoje seu novo prefeito

Um total de 427.542 eleitores de Sorocaba volta hoje às urnas para escolher o prefeito que, a partir do dia 1.º de janeiro, vai suceder o atual chefe do Executivo municipal, Vitor Lippi (PSDB), que ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos.
A previsão da Justiça Eleitoral é de que no máximo até as 20h, os sorocabanos já possam conhecer quem será o eleito com o voto obtido pela maioria da população para decidir os rumos da cidade pelos próximos quatro anos.

Disputam a Prefeitura sorocabana neste segundo turno os candidatos pelo PMDB, Renato Amary e pelo PSDB, Antonio Carlos Pannunzio. Eles obtiveram, no primeiro turno, 127.685 votos (39%) e 116.526 (35,6%), respectivamente. Ainda no primeiro turno, um dos fatores que mais chamaram a atenção foi o número de abstenções, ou seja, pessoas que não compareceram às urnas para votar, que chegou a superar o terceiro colocado: 67.189, o que representou 15,72% - o maior índice registrado nas duas últimas eleições.

Os 136 locais de votação que sediarão as 1.159 seções eleitorais do município estarão abertos das 8h às 17h. Ontem, véspera do pleito, militantes e candidatos percorriam ruas e avenidas da região central e também em bairros periféricos ao longo de todo o dia, em busca de pelo menos outros 148 mil votos - entre os que, no primeiro turno, se abstiveram, optaram por anular e votar em branco. E ainda daqueles que votaram em Raul Marcelo (Psol) -, que declarou não apoiar nenhum dos dois candidatos.

Ao mesmo tempo, funcionários da Justiça Eleitoral e voluntários montaram uma verdadeira força-tarefa para deixar tudo pronto para a eleição.

Desde às 8h, os trabalhos consistiam em preparar as seções que passarão a abrigar as 1.159 urnas. Além dessa quantidade, mais 10 urnas por Zona Eleitoral serão mantidas de prontidão em cada cartório, caso alguma quebre e seja necessária a troca.

Para garantir a segurança dos eleitores e do pessoal que estará trabalhando durante o pleito, mais uma vez a Polícia Militar, com o apoio da Guarda Municipal, montou um esquema especial de patrulhamento na cidade e, especialmente, nas regiões próximas aos locais de votação. Além das rondas, em cada local haverá de um a dois policiais de plantão para o atendimento de qualquer eventualidade.

Tranquilidade e acordo

De acordo com a chefe do cartório da 137.ª Zona Eleitoral, Laurinda Ana de Negreiros, a expectativa é de um 2.º turno marcado pela tranquilidade, sem o registro de filas nas seções eleitorais. Para esse pleito, a Justiça Eleitoral estima que o eleitor deverá levar cerca de 15 segundos na cabine de votação. "Esperamos por um segundo turno tranquilo, com uma apuração muito rápida. O horário máximo previsto para se concluir a apuração é às 20h, mas esse tempo pode ser ainda menor, perto das 19h30", ressaltou.

Ainda segundo a chefe da 137ª ZE, a maior preocupação da Justiça Eleitoral é o cumprimento do acordo feito entre os candidatos e suas coligações em torno de não promover a distribuição e o despejo de material de campanha, os populares santinhos, pelas ruas da cidade durante o dia de hoje. "Em reunião realizada há alguns dias atrás, as coordenações de campanha de Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e Renato Amary (PMDB), realizaram um acordo no qual ambas as partes concordaram com a orientação. A medida partiu dos juizes eleitorais da cidade que, em reunião, elaboraram a proposta tendo em vista os transtornos causados pelo grande volume de lixo que tomou conta da cidade no pleito do último dia 7, onde se registraram várias quedas de pessoas por conta disso", ressaltou.

Outra preocupação e motivo de alerta da Justiça Eleitoral é quanto à boca de urna. O juiz eleitoral César Luís de Souza Pereira, da 356ª Zona Eleitoral de Sorocaba, alerta que a legislação proíbe qualquer tipo de boca de urna e quem contrariar tal determinação poderá estar sujeito a detenção. Ele orienta que hoje será permitida somente a manifestação individual e silenciosa do eleitor, exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches ou adesivos, mas que está vedada a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado e o uso de instrumentos de propaganda, como alto-falantes, amplificadores de som e carreatas até o final do horário de votação. "Qualquer denúncia sobre infração eleitoral deverá ser encaminhada ao juiz ou cartório eleitoral", orientou.

Como votar

A chefe do cartório da 137ª ZE, Laurinda Negreiros, orienta que o eleitor deverá comparecer ao seu local de votação com um documento oficial de identidade com foto, como RG, Carteira de Trabalho, CNH ou passaporte. Embora a apresentação do título de eleitor não seja obrigatória, ela diz que é aconselhável levar o documento para facilitar a localização do local de votação. Neste segundo turno, o eleitor deve escolher, entre dois candidatos, o de sua preferência e digitar na urna o número deste composto de dois dígitos. Em seguida, o eleitor deve conferir o nome e/ou a foto dele e, caso esteja correto, teclar o botão "confirma". Se errar o número, deve apertar a tecla "corrige" e digitar os números corretos, repetindo a operação até confirmar o voto. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra "FIM" e emite um sinal sonoro indicando a conclusão. 


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock