Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 23 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Pedala do Trabalhador reúne centenas de ciclistas

Notícia publicada em 06/05/2013



Pedala do Trabalhador reúne centenas de ciclistas

Centenas de pessoas participaram neste domingo (5) do passeio ciclístico "Pedala Trabalhador", que fez parte das homenagens pela passagem do Dia do Trabalhador e fechou a programação da 9ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat). Diferente de edições passadas, quando os ciclistas, após saírem de dois pontos da cidade até o Parque das Águas, onde eram recepcionados com músicas e brincadeiras, este ano não houve a tradicional recepção e foi marcado pelo flagrante de confusão e críticas à organização e falta de policiamento prévio antes da chegada dos participantes.

A concentração dos participantes foi programada para às 8h e, a partir das 8h30, os grupos partiram do Parque Campolim, na zona sul, e Carrefour Sônia Maria, na zona norte. O percurso de cada ponto de saída até o Parque das Águas foi de cerca de 7 quilômetros de extensão. O evento contou com a participação de jovens, adultos, crianças e integrantes de grupos da terceira idade. Alguns ciclistas, sobretudo jovens, se dispersaram do caminhão da organização que ficou à frente, com músicas e responsável pela organização, ao lado de batedores da GCM, e começaram a chegar no Parque das Águas. No local desde às 8h30 até a chegada do caminhão, a reportagem não identificou a existência de nenhum policiamento no local. E, por volta das 8h45, um veículo da marca GM, modelo Meriva, que era conduzido por duas jovens furou o bloqueio de cones que interditava a avenida Dom Aguirre e, com o pisca-alerta ligado, a uma velocidade de aproximadamente 20 km/h, seguia em direção à região central do Parque das Águas quando um grupo de 30 ciclistas resolveu hostilizar as ocupantes do veículo e impedir a passagem do carro. Isso durou cerca de dois minutos. Logo após liberação, uma nova investida foi feita, sempre com xingamentos. Até que cinco minutos depois o carro conseguiu sair do local. "Lamentável uma coisa dessas. Ontem (sábado) passamos por aqui e vimos alguns quiosques e, diante disso, pensamos em vir aqui para pedalar e nos divertir. Quando chegamos nos deparamos com o Parque das Águas vazio, sem qualquer indicação de que aqui haveria um evento, não fosse a interdição das ruas. Não há um policiamento aqui" ressaltou o vendedor Denis Messias, de 34 anos, que estava acompanhado pela esposa, Valéria Regina Leite Messias. "Acho que os organizadores precisam repensar o evento".

Cerca de quinze minutos depois o caminhão de som que trazia os participantes chegou ao local e, mais uma vez, outro fato chamou a atenção e foi motivo de críticas de participantes. Dois GCMs que faziam o patrulhamento do evento de moto, aceleravam em alta velocidade na direção contrária dos ciclistas. Isso aconteceu por duas vezes. "Eu posso ser atropelado. Será que precisa ser nessa velocidade?", questionou João Martins, de 25 anos. "Não entendi o motivo para passar em alta velocidade e depois voltar da mesma maneira e vir, novamente no sentido contrário até seguir em direção para fora da área interditada. Nunca vi isso", ressaltou, de forma indignada Márcia Souza Silva, que participou pelo segundo ano consecutivo do "Pedala Trabalhador".

Apesar dos incidentes, alguns ciclistas elogiaram o evento. "Não teve a mesma estrutura de anos anteriores, mas o que importa é a participação da população em prol de hábitos mais saudáveis", disse o economista Miguel Alexandre Zanolla, de 37 anos. A reportagem tentou manter contato com o plantão da Secretaria de Comunicação para que esta se manifestasse a respeito dos problemas ocorridos no evento, mas não houve retorno até o fechamento desta edição. No local do evento, ninguém quis se manifestar. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=470804


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock