Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 23 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Navegador recebe alunos hoje no Parque das Águas

Notícia publicada em 07/05/2013



Navegador recebe alunos hoje no Parque das Águas

O ecoesportista Dan Robson, que faz expedição pelo rio Sorocaba, navegará hoje pelas águas do trecho que atravessa a cidade. Ele fará uma parada das 9h às 11h30 no Parque das Águas, no jardim Abaeté, para conversar com alunos da 5º ano da Escola Estadual Enéas Proença de Arruda. No local haverá uma exposição elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente com o tema Biodiversidade do rio Sorocaba, onde os alunos receberão informações de como respeitar os animais que habitam o rio. Eles poderão ver ainda alguns animais taxidermizados.

A expedição Águas do Amanhã feita de caiaque por Dan Robson percorrerá 200 quilômetros em 14 dias, passando por várias cidades, até Jumirim. A viagem começou no domingo em Ibiúna. Dan Robson está coletando amostras da água para análise da qualidade. Dez dias após a expedição, ele apresentará um relatório com os pontos críticos e as soluções para mudanças.

"Na represa de Ibiúna a água está ótima ficando em média o oxigênio 8,0; depois cai um pouco ficando em 6,5. Em Sorocaba avistei duas tubulações, um pouco antes da minha chegada, deixando o oxigênio em 5,5 que ainda é bom, mas sei que podemos melhorar esses índices no futuro. O importante é não cair o nível de oxigênio abaixo de 5,0", esclarece Dan Robson. "Hoje (ontem) dentro da cidade encontrei muito pássaros, marrecos, capivaras, ariranha. É um bom sinal pois os animais estão se sentindo bem ao longo do rio", analisa Dan Robson. Ele adiantou que mesmo notando que o oxigênio do rio vem baixando ainda mantém-se em bom nível.

Análise da água

Entre os parâmetros que serão medidos por meio da coleta da água estão a temperatura, PH (que verifica o grau de acidez), oxigênio dissolvido (a maioria dos organismos necessita deste elemento para a respiração), nitrogênio amoniacal, coliformes (contaminação de origem fecal), condutividade (que verifica a presença de metais pesados na água) e ainda irá conferir a reação redox (oxidação). A análise será feita pela empresa Prominent, patrocinadora do projeto, que atua na área de tratamento e purificação de água.

O custo do projeto foi orçado em R$ 30 mil e terá um relatório final que será disponibilizado no site www.dan.com.br e também será enviado às empresas responsáveis pelo tratamento de esgoto e à Organização Mundial da Saúde (OMS). Dan Robson já fez uma expedição pelo rio Tietê, analisando as condições da água do rio e seus principais indicadores de poluição. Em Sorocaba, a ação conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e da Fundação SOS Mata Atlântica. Os interessados podem acompanhar expedição pela página de Dan Robson no Facebook (https://www.facebook.com/danrobsondias). 


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/36652-urbes-faz-campanha-educativa-sobre-uso-do-cinto-e-cadeirinha


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock