Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Museu Histórico Sorocabano atinge a marca de 100 mil visitantes em 2014

Notícia publicada em 02/12/2014



O Museu Histórico Sorocabano bateu recorde de público em 2014. Até o dia 23 de novembro, o museu atingiu a marca de 100 mil visitantes. Somente a exposição “A mão do povo Sorocabano”, de 14 de agosto até esta data, recebeu 41.302 pessoas. Por esse êxito alcançado, quem ainda não foi ver a exposição vai ter mais uma oportunidade: a mostra que terminaria neste domingo (30) foi prorrogada até o dia 21 de dezembro.

Para a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, esse é um ótimo motivo para comemorar. “Estamos muito satisfeitos com o resultado. É importante que a população crie o hábito de ir aos museus”, comemora. “Museu não é um local de coisas velhas. Visitar um museu é mágico, cada pessoa observa, compreende e absorve de uma maneira única. Com um olhar atento, cada visitante se descobrirá também presente no Museu, enquanto sorocabano nato, migrante, imigrante ou como ser em permanente construção. O Museu Histórico, com certeza, tem uma parcela de cada um exposta ou a ser descoberta", conclui Jaqueline.

A museóloga da Secretaria da Cultura (Secult), Daniella Gomes Moreira, explica que em dias de semana o público predominante é escolar. Inclusive, o Museu é o 5º local mais visitado pelo Roteiro Educador, projeto da Secretaria de Educação (Sedu). “Já aos finais de semana o público é bem variado. Teve um domingo que contabilizamos quase 5 mil pessoas que passaram por aqui”, comenta.

Já para 2015 o Museu Histórico Sorocabano exibirá uma nova exposição seguindo o mesmo conceito da mostra atual, em que o tema principal será a arte popular.

Sobre a exposição

Organizada pela Secult, “A mão do povo Sorocabano” foi realizada em comemoração ao 360º aniversário da cidade de Sorocaba e homenageia a figura mais importante na construção da cidade: o povo sorocabano. No ano de 2014, o museu também completou 60 anos de existência e a nova exposição deu um novo olhar ao Museu, pois no período em que foi inaugurado exaltava as grandes figuras históricas da cidade.

Os visitantes podem conhecer a produção artesanal e o registro da presença humana a partir dos índios que ocuparam a região, percorrendo uma linha do tempo.

A mostra traz peças de todos os tamanhos representando a participação dos povos colonizadores na instituição da cultura sorocabana, a partir das sociedades indígenas até chegar ao período pré-industrial, passando pelos bandeirantes, tropeiros e ferroviários até chegar aos operários.

Do índio, “A mão do povo Sorocabano” apresenta peças em barro e madeira, utilizadas na produção de armas, acessórios decorativos e utensílios. Dos bandeirantes, que manuseavam o couro e a madeira, herdamos a técnica para construção de barcos, mobiliário e diversos objetos; do tropeiro a selaria e as redes produzidas em teares e que fizeram a fama da cidade, e, finalmente, a rica produção caipira que na natureza obteve sua matéria-prima e fez utilitários domésticos como gamelas, potes e botijas.

Sobre o museu

O Museu Histórico foi criado em 1954 no ano do 300º aniversário da cidade de Sorocaba. Nos primeiros anos o Museu ficava instalado no Gabinete de Leitura Sorocabano. Em 1966, a família Prestes de Barros doou a chácara e o casarão datado de 1780 para a Prefeitura. Em 1968 foi inaugurado o parque que leva o nome do último morador – Quinzinho de Barros - e também foi reinaugurado o Museu Histórico Sorocabano, que ocupa o casarão histórico.

A entrada é gratuita e pode ser vista de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. O Museu Histórico Sorocabano está instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência. Informações pelo telefone (15) 3227.2825.
 


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock