Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Justiça Eleitoral inicia na 6ª a transferência das urnas lacradas

Notícia publicada em 23/10/2012



Justiça Eleitoral inicia na 6ª a transferência das urnas lacradas

A Justiça Eleitoral de Sorocaba já concluiu a lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições municipais, que acontece no domingo. Os equipamentos serão levados para os 136 locais de votação a partir da manhã de sexta-feira para que os espaços sejam preparados para receber os eleitores. Nas regiões mais centrais, como é o caso da 137ª Zona Eleitoral, o transporte das urnas será feito no sábado pela manhã.

A chefe do cartório, Laurinda Negreiros, explica que como os dados dos candidatos já estavam inseridos no sistema, com o nome, número e foto, foi necessária apenas a geração de uma nova mídia, em que constam os dois candidatos concorrentes no segundo turno e dos eleitores que votam em cada zona eleitoral e sessão. Em seguida, foram realizados os testes para certificação do funcionamento e a lacração dos equipamentos. "Agora é só aguardar para levar os equipamentos nos respectivos locais de votação", disse.

Segundo Laurinda, no primeiro turno foi necessária a substituição de apenas uma urna em uma sessão da 271ª Zona Eleitoral, mas a ocorrência não provocou atrasos, já que o novo equipamento foi colocado rapidamente. A previsão é que este segundo turno também transcorra sem imprevistos, inclusive com mais rapidez na votação, já que será necessário digitar somente o número de um candidato. 

Essa agilidade também é esperava para apuração, já que devido ao número reduzido de cidades com segundo turno não deve ocorrer congestionamentos no sistema de Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a totalização dos votos. No primeiro turno, a apuração foi encerrada às 20h36, três horas e meia após o encerramento da votação. Embora prefira não precisar uma estimativa para a conclusão da totalização neste segundo turno, a chefe do cartório acredita que o resultado poderá ser divulgado em tempo menor, caso não ocorra nenhum tipo de imprevisto. 

Equipe menor
 
Devido ao número reduzido de cidades onde será realizado o segundo turno das eleições municipais - 50 no país e 12 no Estado de São Paulo - a Justiça Eleitoral optou pela redução no número de mesários convocados para trabalharem nas mesas de justificativa de votos. No domingo haverá quatro mesários por local de justificativa, sendo que no primeiro turno foram cinco por local. Com isso, 136 mesários serão dispensados nessa segunda etapa do pleito. Nas 1.159 seções a equipe de mesários será mantida, com quatro pessoas em cada local, como no primeiro turno, que ficarão encarregados da recepção e orientação dos eleitores.

De acordo com a chefe do cartório da 137ª ZE, os fiscais designados pelos partidos para atuarem no dia da eleição serão os mesmos já definidos para o primeiro turno, sendo dois representantes do partido por seção eleitoral. Ela enfatiza, no entanto, que conforme estabelece a Resolução 23.372, eles não poderão atuar ao mesmo tempo. Os fiscais também deverão estar devidamente identificados com um crachá contendo o nome e a sigla do partido político ou da coligação de cada um, sendo proibida qualquer referência que possa ser interpretada como propaganda eleitoral - incluindo o número do candidato. (Rosimeire Silva)


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=428721


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock