Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 23 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Instituto Defenda Sorocaba realiza segunda plenária no sábado

Notícia publicada em 08/08/2013



Instituto Defenda Sorocaba realiza segunda plenária no sábado

O Instituto Defenda Sorocaba realiza a sua segunda Sessão Plenária de 2013 no auditório da Câmara Municipal de Sorocaba no próximo sábado (10), das 11 às 13 horas. O objetivo é apresentar à sociedade as ações realizadas ao longo deste ano, desde a fundação legal do instituto ocorrida em fevereiro, e as ações futuras da entidade.

O presidente do Instituto Defenda Sorocaba, Sérgio Reze, vai explicar o processo de consolidação do instituto que tem o objetivo de proporcionar um debate de alto nível a respeito do futuro de Sorocaba garantindo às futuras gerações a qualidade de vida de nossa cidade.

O Defenda Sorocaba entende que uma boa administração para o cidadão só é possível quando existe planejamento e as interferências inicialmente projetadas para Sorocaba com a apresentação de um novo Plano Diretor, no final de 2012, colocavam em risco essa situação.

Com estudos do Nuplan, com a implantação da Região Metropolitana de Sorocaba e com o compromisso do prefeito e vereadores de Sorocaba de trabalharem integrados e pensando em um crescimento organizado e mais igual em nossa região, o Defenda Sorocaba entende que começa a atingir o seu objetivo de contribuir para proporcionar um debate de alto nível a respeito do futuro de Sorocaba garantindo às futuras gerações a qualidade de vida de nossa cidade.

IDS

Entre as características básicas do Instituto Defenda Sorocaba encontram-se: a promoção, proteção, preservação e conservação da qualidade de vida do ser humano em seu ambiente urbano, bem como a promoção, proteção, preservação e conservação do meio ambiente urbano em seus mais amplos e variados aspectos, especialmente no que diz respeito à proteção, preservação e conservação dos bens públicos, da ordem urbanística, do meio ambiente, do patrimônio histórico e artístico e dos interesses difusos da coletividade, de natureza ambiental, urbanística, cultural, artística, estética, histórica, turística, arqueológica, paisagística, bem como de quaisquer outros interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos da coletividade, desde que relacionados, ainda que indiretamente, com os supra expostos.

Diante disso, o Instituto Defenda Sorocaba, teve desde fevereiro quatro ações pontuais:

a) Um encontro com o prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, onde demonstrou a preocupação com necessidade de uma maior discussão em torno das mudanças propostas para o Plano Diretor de Sorocaba. O prefeito se mostrou sensível ao pedido do Defenda Sorocaba e, mais, demonstrou que compartilha das mesmas idéias que o Defenda Sorocaba encampou como importantes: o crescimento econômico, social e cultural de Sorocaba deve ser uma constante a ser perseguida, mas sem que isso signifique a degradação da qualidade de vida do sorocabano.

b) Um encontro com o presidente da Câmara de Sorocaba, José Francisco Martinez, que estendeu o convite aos outros vereadores da Casa e numa reunião movimentada e agitada o Defenda Sorocaba conseguiu o compromisso de Poder Legislativo sorocabano de que assim que a Prefeitura de Sorocaba encaminhar, oficialmente, o projeto sobre o Plano Diretor de Sorocaba para a apreciação e votação dos vereadores, vai providenciar audiências públicas para discussões pontuais de mudanças. O objetivo é que os vereadores dividam as discussões por região da cidade e garante a todo cidadão acesso ao que vai acontecer com o bairro onde ele mora.

c) Um encontro com Flaviano de Lima, presidente do Nuplan (Núcleo de Planejamento Regional), empresa pública que será transformada em instituto pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio, após a consolidação da reforma adminstrativa da Prefeitura de Sorocaba. Nesse encontro a direção do Defenda Sorocaba conheceu em detalhes o trabalho da entidade e a importância dele para que o planejamento da cidade garanta o crescimento da cidade com qualidade.

d) Em um último encontro, com o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), autor do projeto inicial que provocou a criação da Região Metropolitana de Sorocaba, o Defenda Sorocaba debateu a importância de se pensar políticas públicas regionalizadas para o desenvolvimento com qualidade de Sorocaba.

Exemplo da Ambeu

Durante a plenária, o Defenda Sorocaba também vai oferecer aos representantes de bairro de Sorocaba um método de ação para defender os interesses da sua comunidade. E usará o exemplo da Ambeu (Associação dos Moradores dos Bairros Elton Ville e Uirapuru) para mostrar aos presentes como agir.

O objetivo é de auxiliar quem sofre com um problema, mas não sabe como dar o encaminhamento para resolvê-lo seja no âmbito da Prefeitura de Sorocaba ou de outras repartições que gerenciam a vida em comunidade.

Braço da OAB Sorocaba

Ainda durante a plenária do próximo sábado, o Defenda Sorocaba vai conhecer o trabalho da seção de Sorocaba da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de parcerias de auxílio jurídico a quem tem um problema, mas não tem condição financeira de contratar um advogado. Alexandre Ogosuko, presidente local da seção da OAB, estará presente no final da plenária para explicar essa ação social da entidade sorocabana.

Projeto esportivo, cultural e educacional

Na plenária, os sorocabanos também vão ter a chance de conhecer o projeto Vai Lá que o Instituto Defenda Sorocaba batalha para implantar em Sorocaba em uma parceria com a Prefeitura de Sorocaba.

Trata-se de um projeto que tem a integração social em sua essência onde os participantes terão a oportunidade de se envolver com atividades que reforcem o sentimento de pertencimento a uma sociedade através da convergência de atividades esportivas e artísticas.

O prefeito Antônio Carlos Pannunzio recebeu a idéia levada pelo Defenda Sorocaba e já aprovou que seja estabelecida essa parceria. No momento, trâmites legais estão em curso para que o Projeto Vai Lá possa ser consolidado.

Projeto Palestras

Ainda durante a plenária do próximo sábado, o Defenda Sorocaba vai comunicar à sociedade sorocabana seu projeto Palestras. O objetivo é promover ao longo do ano pelo menos seis palestras de alto nível, com um convidado que seja autoridade no assunto tratado.

Para inaugurar esse projeto, o Defenda Sorocaba vai promover uma palestra com o doutor Luiz Antônio Fleury Filho, ex-governador do Estado de São Paulo, ex-secretário de Segurança Pública e procurador aposentado do Estado. A ideia de convidar Fleury para inaugurar esse projeto nasceu do fato dele ter lastros familiares sólidos com Sorocaba e ser uma autoridade para falar sobre o tema segurança, tão caro hoje em dia para qualquer comunidade. Por sua história na vida pública, o Defenda Sorocaba compreende que o doutor Luiz Antônio Fleury Filho tem autoridade para abordar este tema.

Dinâmica da plenária

A participação na plenária do Instituto Defenda Sorocaba é aberta a qualquer cidadão ou entidade interessada nos temas da vida em sociedade. O presidente do Instituto Defenda Sorocaba, Sérgio Reze ressalta que todas as pessoas que comparecerem serão bem-vindas e poderão se inscrever na hora para fazer o pronunciamento que desejar.

Quem desejar mais informações sobre a plenária do Instituto Defenda Sorocaba pode solicitar pelo email: ids@defendasorocaba.com.br.


Fonte: http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/40119-instituto-defenda-sorocaba-realiza-segunda-plenaria-no-sabado


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock