Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Feira do Rolo resgata história, cultura e tradição

Notícia publicada em 19/08/2013



Feira do Rolo resgata história, cultura e tradição

Uma forma de resgate histórico-cultural e também de valorizar as relações comerciais entre tropeiros, cavaleiros e colecionadores. A 2ª Feira do Rolo de Sorocaba foi realizada neste domingo no Casarão de Brigadeiro Tobias, atraindo dezenas de roleiros não só de Sorocaba, mas de outras cidades como Itupeva e Indaiatuba. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e Lazer, em parceria com o Centro de Treinamento de Muares 4A, como parte da programação do aniversário de Sorocaba. Durante o dia, houve também apresentações de violeiros que tocaram canções do universo caipira.

Um dos organizadores da feira, Álvaro Augusto Antunes de Assis, conta que essa relação de trocas já ocorria constantemente, porém em menor quantidade e sem um local específico. "A negociação é um gosto do tropeiro e mantém raízes fortes em Sorocaba. Há uma grande procura por equipamentos e também por animais". A diretora do Casarão, Sônia Nanci Paes, comenta que esse tipo de feira atrai pessoas de outras cidades e até estados. "A troca é uma relação milenar e no tropeirismo essa cultura ficou muito forte. O público é bastante interessado e grande", enfatiza.

Durante o evento, as pessoas interessadas puderam vender, comprar ou trocar qualquer tipo de mercadoria voltada à cavalaria e tropeirismo como chapas de arreios, estribos, argolas, freios, botas, capas e até cavalos e mulas.

Um dos roleiros da feira era o autônomo Alexandre Castanho Vannucchi Leme, 23 anos, que possui uma fazenda de gado na cidade e vendia fivelas, chapas, estribos, entre outros objetos. "Hoje veio muito especulador, fiz só uma troca por enquanto. Mas, de qualquer forma, o evento é muito bom, é uma oportunidade de fazer contatos e amizades". Leme comenta que compra objetos de pessoas de vários estados para revender. "Muitos colecionadores procuram alguns objetos antigos, por exemplo, feitos de alpaca [material feito com cobre, níquel e zinco]".

O projetista Ednilson de Vasto, 45, é um desses colecionadores. "Eu cresci nesse meio, meu tio buscava a boiada de Tietê para Sorocaba. Hoje sou roleiro por hobby. Tenho peças antigas, até de 100 anos", conta.

E tem comerciante de fora da cidade que também aproveitou a Feira do Rolo. Pablo Perez, 51, é de Itupeva e trouxe suas peças de vestuário, feitas de forma artesanal. "É a primeira vez que eu venho. É uma chance de divulgar meu trabalho, fazer contatos com lojistas. Eu pretendo voltar, pois a região de Sorocaba tem um público muito bom", avalia.

A primeira Feira do Rolo de Sorocaba foi realizada no final de junho deste ano. A intenção da prefeitura é promover outras edições do evento periodicamente, resgatando a tradição paulista das feiras de muares dos séculos 18 e 19.  


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/495657/feira-do-rolo-resgata-historia-cultura-e-tradicao


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock