Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Desfile cívico atrai 5 mil pessoas

Notícia publicada em 16/08/2013



Desfile cívico atrai 5 mil pessoas

Mesmo com as baixas temperaturas, aproximadamente 5 mil pessoas acordaram mais cedo neste feriado e assistiram ao desfile cívico em comemoração aos 359 anos de Sorocaba, realizado na manhã desta quinta-feira, nas ruas São Bento e XV de Novembro, região central da cidade. O desfile foi precedido pelo tradicional ato cívico, realizado junto à estátua do fundador de Sorocaba, Baltazar Fernandes, com a presença de autoridades e estudantes da rede municipal, que depositaram flores junto ao monumento.

Porém, apesar do clima de festa, o evento foi marcado por ações "silenciosas" de protesto e reivindicação de melhorias. Os alunos da Escola Municipal Achilles de Almeida levaram ao desfile o tema "respeito às diversidades físicas, culturais e sociais", mas as mães dos estudantes também aproveitaram para exercer a cidadania. Durante a tradicional parada em frente ao Sorocaba Clube - onde ficam as autoridades - membros da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola entregaram flores e a cópia de uma abaixo-assinado ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). "Há seis anos nós já fizemos um abaixo assinado como este, pedindo a reforma da escola, que está com problemas estruturais e de manutenção. Como nada saiu do papel, aproveitamos esta oportunidade para reivindicar e pedir a atenção do prefeito", explica uma das mães, Marilda Antunes Vieira, 48 anos. Marilda conta que o abaixo-assinado original foi protocolado na quarta-feira na prefeitura, com cerca de 600 assinaturas.

Quem também aproveitou a presença do prefeito para cobrar melhorias foram integrantes da fanfarra da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes. As irmãs e universitárias Gabrielle Ambar, 20, e Tatiane Ambar, 22, já se formaram pela escola, mas participam da fanfarra há cinco anos, agora como ex-alunas, e reclamam que não há qualquer auxílio financeiro para compra de instrumentos e uniformes. "Todas as escolas municipais e estaduais que desfilam recebem verba, menos a nossa. A gente também quer estar no projeto de musicalização, também temos direito. Eles querem que a gente participe do desfile, passe no vestibular, mas nos excluem quando é para dar estrutura para a banda", critica Gabriela.

As irmãs contam que os instrumentos são emprestados pelo instrutor da fanfarra, que atua há anos como voluntário. Elas escreveram a reivindicação em uma folha e a entregaram ao prefeito, que ao recebê-la afirmou: "Deixe comigo, eu vou tentar resolver", afirmou Pannunzio.

Outro protesto silencioso foi feito pelo ambientalista Francisco Moreira de Campos, 80 anos, o "Chico do Rio". Ele permaneceu na praça Cel. Fernando Prestes com uma placa pendurada no pescoço que dizia "Defender o meio ambiente é cuidar da saúde e da educação". "É preciso se preocupar com o planeta que estamos deixando para as crianças e jovens", alerta.

Diversidade

Durante mais de três horas, desfilaram cerca de 2 mil estudantes de 15 escolas municipais, nove estaduais, Etec Fernando Prestes, além da Guarda Mirim, Senai, Lar Escola Monteiro Lobato e Colégio Montesso. A abertura ficou por conta da Banda Marcial Municipal de Sorocaba (Bamaso), que arrancou aplausos com a música "Wind of Change", da banda alemã Scorpions, canção de 1990 considerada um "hino das mudanças" no leste europeu.

Dentre os temas abordados pelas escolas estavam os históricos como a Estrada de Ferro Sorocabana, Bandeirantes e o Tropeirismo, e também a importância da leitura no desenvolvimento humano, o respeito à diversidade, entre outros. Para o desfile, os alunos se transformaram em bailarinas, mágicos, palhaços, sereia, princesas, super-heróis, além de personagens do Sítio do Picapau Amarelo com várias "Emílias" e suas perucas coloridas. As fanfarras divertiram o público tocando desde Garota de Ipanema, de Vinicius de Moraes, até Lady Gaga, Kate Perry e Psy. Entre os mais empolgados do público estava a técnica em análises clínicas Lucimara Soares da Fonseca Silva, 41, mãe de Mayara, 17, da EM Flávio de Souza Nogueira. "Este é o último ano que ela desfila, então tem um gosto especial", ressalta. E os desfiles também são um estímulo para que as crianças participem das fanfarras. É o caso de Beatriz Freitas e Souza, 9 anos, que desfilou pela primeira vez tocando timba (percussão). "Achei bem legal aprender e desfilar", diz a menina. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/495006/desfile-civico-atrai-5-mil-pessoas


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock