Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Coral emociona com canções e histórias

Notícia publicada em 29/04/2013



Coral emociona com canções e histórias

O Coral de Crianças Watoto, de Uganda, fez na última sexta à noite uma apresentação especial na sede da Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba. Vinte e duas crianças e 10 adultos cantaram e dançaram para um público de aproximadamente mil pessoas (segundo avaliação do pastor Erly Barbosa) e emocionaram o público. As canções eram intermediadas por depoimentos de adultos e crianças que apresentavam uma África de dores provocadas por guerras, mas com capacidade para traduzir sofrimento na forma de arte popular. E tudo isso com muito ritmo, cores e alegria.

Nos intervalos das canções e danças, os depoimentos em vídeo foram emocionantes: "Eu amo meu país, mas há corrupção e os efeitos devastadores da guerra", disse uma das crianças. Um menino chamado Andrew disse que quer ser médico para contribuir com a superação de dificuldades nessa área em Uganda. Outro garoto, com o nome de Jeremiah, declarou: "Deus me fez especial. Eu quero ser professor e deixar a luz de Jesus brilhar através da minha vida."

Um dos adultos, Gideon Kizito, de 29 anos, falou com a reportagem por meio do intérprete Leonardo W. D. Diniz. Ele definiu o Coral de Crianças Watoto: "É a voz dos milhares de órfãos que não podem falar por eles mesmos. O Coral é um presente de Deus para o continente. O Coral é uma igreja. Achamos que a igreja é a verdadeira solução para os problemas do mundo. O governo não é o bastante."

Segundo Kizito, é graças à parceria com as igrejas que o Watoto consegue cuidar de mais de 3 mil crianças. O Coral também cuida de 200 bebês, que foram encontrados em lixões e latas de lixo, e de mais de 2 mil mulheres com HIV, o vírus da Aids. "Cuidamos de pessoas nesse estado", descreveu Kizito.

O Coral faz parte do projeto Watoto, criado em 1994 pelo casal de pastores evangélicos canadenses Gary e Marilyn Skinner, que tem por objetivo resgatar as crianças órfãs de Kampala, capital da Uganda. Hoje, o projeto já atende cerca de 1.700 crianças, que são representadas pelas cinco equipes de coral que há vinte anos viajam internacionalmente divulgando sua mensagem. As viagens são custeadas a partir da venda de artesanatos, camisas e CDs. O coral já se apresentou em Uganda, Quênia, África do Sul, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Estados Unidos, América do Sul, Hong Kong, China e Japão. As crianças do Watoto chegaram ao Brasil dia 19 de março e começaram uma turnê no dia 22. Elas estão percorrendo algumas cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Belo Horizonte e Paraná.

Repercussão

Os membros da Igreja Presbiteriana Filadélfia participaram da apresentação do Watoto com muitas palmas, acompanhando o ritmo das danças e canções. Houve grande sintonia. O administrador de empresas Júnior de Almeida, da Igreja Presbiteriana de Vargem Grande Paulista, esteve em Sorocaba com o filho Filipe de Almeida, de 6 anos, e comparou: "A gente tem tudo aqui. Você vê a alegria do povo de louvar a Deus. O propósito é adorar ao Senhor, estão adorando ao Senhor com o corpo."

O comerciante Edson Júlio Rodrigues, de 47 anos, também comparou a vida dos brasileiros com a dos ugandenses: "Aqui se tem tudo e ainda estão reclamando."

Uma menina chamada Susan, do Coral Watoto, falou ao público: "No Watoto me foi dado um novo recomeço." Ela resumiu sua vida antes de se integrar ao Coral, marcada por desintegração familiar. "Que não haja mais escuridão, mas uma bela África", afirmou outra criança.

Lideranças do Coral informaram que quem quiser participar do Watoto tem como alternativa o apadrinhamento de uma criança. O site da entidade é o www.watoto.com/brasil. Eles convidaram o público a visitar a África, Uganda e o Watoto.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=469306


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock