Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 23 de Junho de 2021

NOTÍCIAS



Cleber Almeida lança: Música de baterista, no TMTV

Notícia publicada em 20/07/2016



Cleber Almeida lança: Música de baterista, no TMTV

Considerado um dos mais importantes pesquisadores e divulgadores dos ritmos brasileiros da atualidade, o baterista Cleber Almeida lança nesta quinta-feira (21), às 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), o álbum Música de baterista, com show do grupo Cleber Almeida Septeto. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local, com uma hora de antecedência.

O CD reúne dez músicas instrumentais compostas e arranjadas pelo baterista, que passeiam pela polirritmia da cultura popular brasileira como o samba de gafieira, forró, valsa e maracatu. Álbum que marca o início da carreira solo do artista, Música de baterista não é apenas um caldeirão de ritmos, mas, sobretudo, uma vitrine das diversas influências de Cleber, que também integra o Trio Curupira, Trio Macaíba e banda Mantiqueira; acompanha regularmente grandes nomes da música como Heraldo do Monte, Antônio Nóbrega e Toninho Ferragutti; e domina instrumentos harmônicos e melódicos como violão, viola caipira, cavaquinho, escaleta e trombone.

O disco reúne composições escritas ao longo dos últimos 17 anos, na maior parte desenvolvidas a partir de ideias esboçadas no violão ou na própria bateria. Apesar de ser um sonho antigo do baterista, que se formou em 1995 no Conservatório de Tatuí e é um seguidor assumido da música universal de Hermeto Pascoal, a estreia do projeto com o septeto ocorre "na hora certa", "e de maneira mais fluente", defende o músico.

Segundo ele, toda a concepção do disco foi inspirada em álbuns lendários de combos e big bands de jazz e música brasileira das décadas de 1960 e 1970 -- desde as gravações em sessões totalmente ao vivo até as fotografias em formato analógico. "Eu também gosto muito dessa ideia de álbum completo, que viaja por uma história inteira e que tem passagens carinhosas entre uma faixa e outra", comenta.

Aliás, o nome do álbum, segundo Cleber, é uma referência à expressão usada por músicos da velha guarda para se referir aos temas compostos de maneira totalmente intuitiva e sem profundos conhecimentos acerca de recursos harmônicos. ""Música de baterista" era dito pelo pessoal das antigas no sentido de sarro mesmo, pelo fato dos bateristas só saberem três ou quatro acordes", detalha Cleber, que parece ter aproveitado o mote da brincadeira pejorativa para provar justamente o contrário.

Apontado pela crítica especializada como um dos maiores expoentes da bateria brasileira, ao lado de Nenê, Airto Moreira e Márcio Bahia, Cleber Almeida faz questão de assinalar que seu disco de estreia não teve a pretensão de colocar o seu instrumento principal como o centro das atenções. "Muito pelo contrário. A ideia foi ser coletivo. Mais voltado à composição do que à bateria em si", complementa ele.

O álbum foi viabilizado com recursos obtidos no edital de 2015 do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e poderá ser adquirido amanhã em formato de CD. Em agosto, o registro do trabalho também será disponibilizado em vinil e nas principais plataformas de streaming.

Além de Cleber Almeida, o septeto é composto por Fábio Leal (guitarra), Felipe Brisola (baixo acústico), Beto Corrêa (piano e acordeon), Diego Garbin (trompete e flugelhorn), César Roversi (saxofone) e Alan Palma (trombone), falecido em março deste ano, vítima de atropelamento, e que no show será substituído por Bruno Pereira. O disco foi gravado em quatro dias no estúdio Gargolândia, em Alambari, e masterizado e mixado em Nova York pelo produtor e engenheiro de som Dave Darlington.

SERVIÇO - O grupo Cleber Almeida Septeto se apresenta amanhã, às 20h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local com uma hora de antecedência. O TMTV fica na avenida Engº. Carlos Reinaldo Mendes, s/nº, Alto da Boa Vista, ao lado do Paço Municipal.  


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 23/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/06/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock