Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 23 de Junho de 2021

CANAL INTERCÂMBIOS



ARTIGOS

O que esperar, quando se vai trabalhar na Índia?

Por: AIESEC Sorocaba



Em busca de novos horizontes, a formanda Marcela Mruz, de 21 anos, resolveu realizar uma experiência profissional fora do Brasil, e escolheu como destino a Índia. Abaixo ela conta sobre suas expectativas e desejos.

Marcela, fale um pouco sobre você?
Bem, acabei de me graduar em Relações Públicas pela Universidade de Santa Maria. Estou buscando uma experiência profissional, mas que também me ajude a alcançar uma plenitude espiritual, creio que a Índia é um país místico, onde cultura e equilíbrio, emanam das pessoas e te ajudam a refletir sobre a vida. Não vejo a hora de chegar o dia 10 de julho, que é quando começa o meu trabalho em Mumbai.

O que te chamou atenção na vaga que escolheu?
Em minha busca por vagas, notei que a Índia tem muitas opções para, basicamente, todos os setores, achei este aspecto bem interessante e mostra como o povo de lá esta aberto a novas culturas. A minha vaga em específico, é em um SPA, e ao conversar com a empresa, percebi que os valores deles estão extremamente relacionados com a experiência que busco. No próprio site eles passam a mensagem de reflexão e autoconhecimento, características que tem tudo a ver com o meu perfil.

Qual acha que será o seu maior desafio neste país?
Muitos (risos), e creio que justamente este é um aspecto importante. Detalhes como comida e higiene, exigirão bastante da minha capacidade de adaptação, mas creio que a questão da inferioridade com que eles vem as mulheres, será o maior desafio. Tenho a mente bem aberta e penso da seguinte forma “Se eles conseguem viver bem assim, eu também conseguirei”.

Já trabalhou na área? Por que largou o emprego para ir a outro país?
Sim, trabalho com Relações Públicas desde o segundo semestre da faculdade. A vontade de realizar um intercâmbio corporativo sempre existiu, e eu optei por realiza-lo agora, pós o término da faculdade. Acho que essa experiência vai ser muito enriquecedora, principalmente para ganhar uma perspectiva internacional, e diferente, dentro da minha área de atuação.

O que te convenceu a viajar? Por que pela AIESEC?
O principal motivo foi o de ter uma experiência internacional na minha área, e ganhar uma perspectiva de trabalho em outro país. Entender como funcionam questões trabalhistas, como a cultura influência e como posso evoluir como profissional. Fui membro da AIESEC por cerca de dois anos e já realizei um intercâmbio voluntário por esta organização, e sei o quanto esta organização se dedica para que cada intercâmbista seu tenha a melhor experiência possível. Só com AIESEC me sinto segura para passar um ano fora, trabalhando, sei que eles viram e acreditaram no meu potencial, sabem que eu quero ser um agente positivo de mudança e usarei esta oportunidade para agir como um.



Quais são os próximos passos depois do seu intercâmbio?
Nossa, complicado esta pergunta... Ainda não sei ao certo, como vou ficar um ano fora, ainda não me planejei para a volta, prefiro ver até onde esta experiência me levará e ira me transformar. Creio que quando retornar, participarei de processos de trainee em empresas brasileiras. Pretendo continuar atuando na área de Relações Públicas aqui no Brasil, mas ainda não tracei um planejamento de tão longo prazo, estou focada na Índia agora.

Para você que busca uma experiência similar a que a Marcela esta preste a ter, a AIESEC em Sorocaba trabalha com o programa de Intercâmbios Profissionais, este programa é voltado para jovens de 18 a 30 anos, que estão concluindo ou já concluíram o curso, possuem inglês fluente e uma experiência prévia na sua área de atuação. Inscreva-se aqui no programa Talentos Globais e leve o seu trabalho para o mundo.
 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

AIESEC Sorocaba

Presente em 1.850 universidades de 110 países e territórios, a AIESEC é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros para que impactem positivamente a sociedade.

A AIESEC possibilita aos jovens uma experiência integrada, que desenvolve competências pessoais e profissionais a partir de vivência internacional, troca de conhecimentos, valorização da diversidade e gestão de equipes.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente