Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Setembro de 2017

CANAL TI

NOTÍCIAS

Parque Tecnológico sedia Workshop de Inovação sobre Impressão 3D em metal

Notícia publicada em 07/07/2015



Parque Tecnológico sedia Workshop de Inovação sobre Impressão 3D em metal

O Parque Tecnológico de Sorocaba, por meio da Inova Sorocaba promove no próximo dia 21 de julho um evento inédito no Brasil: Workshop de Inovação – Impressão 3D em metal, Aplicações e Desafios na área Médica e na Indústria. Realizado em parceria com a Divisão de Tecnologias Tridimensionais (DT3D) do Centro de Tecnologia de Informação Renato Archer, a PUC-SP, Centro Paula Souza e a Prefeitura de Sorocaba, o evento contará com palestrantes e especialistas internacionais e enfocará nas aplicações e desafios da impressão 3D em metal na área médica e na indústria.

Para o diretor de CTI da Inova Sorocaba, Rodrigo Mendes, uma das principais funções do parque é divulgar novas tecnologias para as empresas de Sorocaba e região. “Dessa vez, nós trazemos um evento voltado para a manufatura aditiva em metais pois é uma inovação que poder ter um impacto direto na forma como as empresas de usinagem e ferramentaria oferecem seus produtos e serviços”, diz Mendes e acrescenta: “A manufatura aditiva quando comparada a usinagem tradicional, tem prazo de produção menor, de simples customização e fabricação de geometrias mais complexas”.

O diretor ainda alerta da importância das empresas darem atenção a esse tipo de tecnologia: “A evolução das técnicas da manufatura aditiva possibilitando a impressão de peças em metal caracteriza uma revolução na indústria de peças e precisa ser acompanhada de perto pelos empresários da área”, afirma ele.

Desde o surgimento da tecnologia de impressão 3D em 1984 nos Estados Unidos, o mercado mundial de fabricação aditiva vem avançando rapidamente, atingindo a cifra de USD 4,1 bilhões em 2014 e com um crescimento médio de 34% nos últimos 3 anos.

As tecnologias focadas inicialmente em prototipagem rápida estão migrando rapidamente para a fabricação industrial de peças e componentes em altos volumes. Dentre as tecnologias que mais estão crescendo é a impressão 3D em metal ou DLMS (Direct Laser Melting sintering), que funde pó de metal através de um laser, construindo peças metálicas diretamente a partir de modelos 3D. Atualmente é possível se fabricar peças com diversas ligas de metais, como por exemplo: titânio, cromo cobalto, inconel (liga de níquel-cromo), alumínio, aço, aço inoxidável, aço maraging, bronze, ouro, prata, platina, paládio e outros.

A impressão 3D em metal já é uma realidade na indústria e atualmente os principais setores que utilizam essa tecnologia são: médico, dental, aeroespacial, automotivo, moldes e matrizes e joalheiro.

O Workshop, que acontecerá no dia 21 de julho, às 13h, no Centro de Convenções do Parque Tecnológico de Sorocaba, terá o apoio da Concept Laser, Tecno-How e Materialise. As inscrições serão gratuitas, mas as vagas são limitadas.

Para inscrição e maiores informações, por favor acesse: http://goo.gl/forms/VnnQUgnQOU

Cronograma

 

crono

Currículo dos palestrantes

 Jorge Vicente Lopes da Silva é Doutor em Engenharia Química, Mestre graduado em Engenharia Elétrica. Foi o fundador e coordena desde 1996 a Divisão de tecnologias Tridimensionais do CTI Renato Archer. Sob a sua supervisão esta divisão desenvolve aplicações e projetos de pesquisa em cooperação com o setor produtivo, órgãos de fomento e academia no Brasil e exterior. É membro de vários comitês científicos, consultor e palestrante convidado nas conferências mais relevantes de impressão 3D.

Oliver Edelmann é graduado em Engenharia Mecânica de Produção com especialização pelo Instituto Max-Planck de Düsseldorf. Trabalhou muitas anos com máquinas-ferramentas até iniciar sua trajetória no universo da impressão 3D em 1992. Trabalhou por 10 anos na 3D Systems como diretor comercial, onde ajudou a desenvolver os mercados de estereolitografia e sinterização a laser. Em 2002 foi um dos fundadores Concept Laser Gmbh, atual líder mundial na produção de equipamentos de impressão 3D para metais, e hoje é o Vice-Presidente de Vendas e Marketing da empresa.

Filippo Montanari é graduado em engenharia industrial pela Universidade de Bologna, foi pesquisador do Trinity College de Dublin e está desenvolvendo sua tese sobre fabricação aditiva na Bélgica. Filippo hoje é engenheiro de aplicação na Materialise NV especializado na fabricação aditiva em metal para os processos de produção em série, com amplo conhecimento do de softwares, principalmente Magics e Streamics.

Andreas Tulaj é graduado em Engenharia de Plásticos e Mestre em estereolitografia e moldes de injeção de plásticos. Trabalhou 11 anos com fabricação aditiva na 3D Systems, como responsável comercial pelo mercado europeu. Em 2007, iniciou suas atividades na empresa alemã Concept Laser Gmbh, líder mundial na produção de equipamentos de impressão 3D para metais, e hoje é o Diretor Comercial Sênior responsável pela área comercial da empresa.


Fonte: http://www.empts.com.br/noticias/pts/parque-tecnologico-sedia-workshop-de-inovacao-sobre-impressao-3d-em-metal


Comente