Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Outubro de 2019

NOTÍCIAS



Zoonoses promove adoção consciente no Canil Municipal

Notícia publicada em 31/05/2016



Zoonoses promove adoção consciente no Canil Municipal

Grandes olhos brilhantes e uma incessante vontade de fazer novas amizades. Esse é o perfil dos cães e gatos da Seção de Controle Animal da Divisão de Zoonoses, que aguardam diariamente pela chegada de um novo dono. Atuando em capacidade máxima, o espaço no Jardim Zulmira já intermediou, apenas em 2016, 119 adoções de animais domésticos. Todos são vermifugados, vacinados e castrados, além de receberem implante de microchip de leitura, o que possibilita o conhecimento de dados do atual responsável.

Para adotar, a recomendação da Seção de Controle Animal da Divisão Zoonoses é de que o ato seja feito de forma consciente. De acordo com Pedro Luiz Machado, chefe da seção, há pontos que precisam ser analisados antes de abrigar um cão ou um gato. “A pessoa que adota tem que ter ciência de que aquele é um ser que demanda cuidado, atenção e gastos. Deve atentar, ainda, sobre seu porte e o local onde ele vai viver. Às vezes, a pessoa pode estar pensando em mudar de residência e depois, sem ter como acomodá-lo, acaba abandonando o animal, o que é crime”, destaca.

A veterinária da seção, Melissa Sanchez Mancuzo, recomenda aos munícipes que adotem animais já adultos, por terem características formadas. “Muitos procuram apenas filhotes, mas os adultos podem ser muito interessantes para quem mora em local pequeno ou tem filhos, por exemplo, pois já dá para ter ideia de tamanho, temperamento e sociabilidade com as crianças”, diz.

Outro alerta dado pela veterinária é a respeito da crença sobre a fêmea ter que dar cria para evitar a ocorrência de doenças. “Há uma lenda de que o tumor de mama possa aparecer caso a cadela ou a gata não procrie. Isso não procede e a prática acaba resultando, muitas vezes, em mais animais abandonados. Caso não haja desejo em ter filhotes, o proprietário deve castrar o animal”, afirma.

Como forma de ampliar o atendimento e colaborar com as adoções e a busca de animais perdidos pelos seus proprietários, uma página é mantida na rede social Facebook, servindo de mecanismo para divulgação de animais perdidos, que por ventura acabam chegando até o canil. A página “Animais Encontrados e Para Adoção – Sorocaba” já conseguiu localizar em 2016 cinco proprietários de cães que, por motivos diversos, acabaram desencontrados de seus donos.

De acordo com a veterinária, o objetivo da iniciativa se dá pelo fato de que alguns animais exibem características compatíveis com casos de desaparecimento. “Quando o animal aparece com certa identificação ou sinais de cuidados, publicamos na rede social na esperança de que alguém possa estar procurando-o. E com a ferramenta, acabam sendo encontrados”, explica.

Para adotar, os interessados podem dirigir-se à Seção de Controle Animal, localizada na Rua Rosa Maria Oliveira, 345, no Jardim Zulmira, portando documentos pessoais. Mais informações sobre a adoção de cães e gatos podem ser adquiridas pelos telefones (15) 3202.8006 e 3222.2484.


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock