Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Vitor Nuzzi lança biografia de Geraldo Vandré em Sorocaba

Notícia publicada em 29/03/2016



Vitor Nuzzi lança biografia de Geraldo Vandré em Sorocaba

Autor de canções que habitam na memória popular brasileira, como Para não dizer que não falei das flores e Disparada, o compositor paraibano Geraldo Vandré vive recluso há mais de 40 anos. Além de sua obra, a vida misteriosa do compositor -- que foi um símbolo de resistência da ditadura militar -- foi o que motivou o jornalista Vitor Nuzzi a escrever a biografia Geraldo Vandré _ Uma canção interrompida, que será lançada amanhã em Sorocaba.

A convite da Universidade de Sorocaba (Uniso), o autor participará de atividades pela manhã, às 9h, com os alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Relações Públicas, e às 11h30, no Colégio Dom Aguirre, com os alunos do Ensino Médio. À noite, às 19h, Nuzzi participa de sessão de autógrafos aberta ao público na Livraria Nobel (avenida Barão de Tatuí, 867).

"Quero, principalmente, ouvir, saber o que os jovens conhecem e pensam sobre um artista do qual talvez tenham ouvido falar apenas remotamente. E é uma emoção andar perto de onde Vandré esteve em 1968", afirma o autor, ao Mais Cruzeiro.

Com 336 páginas, Uma canção interrompida revela que Vandré esteve em Sorocaba em 31 de maio daquele ano, para conversar com os estudantes da então Faculdade de Filosofia (Fafi), que mais tarde se transformaria em Uniso. Na ocasião, o diálogo com alunos fora registrado por meio um gravador portátil da professora Sonia Chébel Mercado Sparti, então estudante de Pedagogia e secretária do Centro Acadêmico. "Ela mostrou a fita cassete original, autografada pelo Vandré, e me presenteou com um tesouro, uma cópia em CD, além de transcrever todo o encontro, com um enorme cuidado. Fui muito grato a ela. E nos tornamos amigos", detalha Nuzzi.

Vale dizer que a visita de Vandré a Sorocaba quase passou despercebida na biografia, cuja a pesquisa levou oito anos para ser concluída e ouviu mais de cem entrevistados. É que uma primeira versão do livro chegou a ser lançada no ano passado de forma independente, com pequena tiragem, quando boa parte das editoras ainda evitava publicar biografias temendo processos judiciais devido à ausência de "autorização prévia" do biografado.

Em junho do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) afastou a necessidade de autorização prévia e, então, Nuzzi finalmente recebeu dezenas de convites para publicar a história de Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, o Geraldo Vandré. "O livro teve bastante repercussão, mais do que eu poderia imaginar. Há muita coisa a ser descoberta ainda. A música brasileira, felizmente, é inesgotável", complementa Nuzzi.

Paulistano nascido em 1964, Nuzzi ainda estava nos bancos da faculdade em meados da década de 1980 quando começou a se interessar pela obra do compositor paraibano e iniciou a coleção de pastas com recortes de artigos e entrevistas sobre Vandré.

Para Nuzzi, a principal motivação em escrever o livro foi o seu "eterno não retorno", ou seja, não o retorno do exílio de quatro anos, em meio ao endurecimento da ditadura após o Ato Institucional nº 5, em 1968, e sim à vida artística, pulsante e de contato direto com o público. "Ele voltou ao Brasil em 1973 em circunstâncias difíceis, no período mais intenso da ditadura. Primeiro não pôde voltar. Depois não quis. Aos poucos, foi se afastando da mídia e da indústria cultural. Nunca mais se apresentou ao público brasileiro. Mas pelo menos as canções ficaram para quem quiser ouvir", conclui. 


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock