Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Outubro de 2021

NOTÍCIAS


Vereadores entregam relatórios e concluem CPI´s sobre lixo e merenda

Notícia publicada em 14/04/2015



Vereadores entregam relatórios e concluem CPI´s sobre lixo e merenda

Os relatórios finais de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI´s) foram apresentados, nesta terça-feira (14), pelos vereadores e marcaram o encerramento dos trabalhos dos grupos do Legislativo.

O primeiro documento apresentado foi o da CPI do Lixo, que teve o intuito de investigar irregularidades nos contratos e na política de coleta de lixo da cidade. Segundo o relator do grupo, vereador Carlos Leite (PT), o documento responsabiliza uma parte dos problemas na área à administração do ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB).

“A administração Lippi está citada no relatório por conta do período de encerramento de vida útil do aterro sanitário de Sorocaba, quando houve uma demora muito grande em buscar em novo espaço para esse fim. Isso fez com que acabassem indo buscar um aterro de mais dificuldade de licenciamento, deixando a cidade sem um aterro próprio e permitindo a exportação do lixo para Iperó”, afirmou Leite.

O relatório, de acordo com o petista, apontou, também, problemas ocorridos na atual administração municipal, como o rompimento do contrato com a antiga empresa responsável pela coleta de lixo.

Outro documento apresentado deu por encerrados os trabalhos da CPI da Merenda, que investigou irregularidades no fornecimento de merenda escolar na cidade. O relatório lembra os problemas apresentados pela empresa ERJ, terceirizada responsável pelo fornecimento da merenda e que provocou manifestações de merendeiras, nos últimos meses, exigindo o pagamento de salários atrasados.

Para o relator da CPI, Anselmo Neto (PP), um novo modelo de licitação para contratação de uma nova empresa solucionaria possíveis problemas no futuro. “Seria um modelo que dividiria a cidade em três setores, cada um deles sob responsabilidade de uma empresa. Assim, se uma delas tiver alguma falha, as outras duas poderiam suprir e a merenda não sofreria com isso”, declarou.

O relatório da CPI sugere, ainda, que o contrato atual com a empresa ERJ seja rompido pela prefeitura, processo esse já iniciado juridicamente pelo Paço. O vereador disse que a decisão demorou a ser tomada pelo Executivo. “Eu acredito que demorou, pois a ERJ já apresenta dificuldades desde 2013. Não sabemos se ela faz isso de propósito ou são questões internas da empresa, mas ela já tinha recebido uma advertência em 2009 e, se tivesse recebido mais duas, o contrato já poderia ter sido rescindido. Pedimos que a prefeitura promova logo a nova licitação para essas três novas empresas”, frisou.

Ambas as CPI´s foram presididas pelo vereador José Crespo (DEM). Os relatórios foram encaminhados ao Ministério Público (MP), à corregedoria municipal e à Prefeitura de Sorocaba.  


Fonte: Jornal Ipanema


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/10/2021

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock