Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Unidades de saúde iniciam vacinação contra o vírus HPV

Notícia publicada em 10/03/2014



Unidades de saúde iniciam vacinação contra o vírus HPV

Meninas entre 11 e 13 anos de idade devem ser imunizadas a partir de hoje contra o papilomavírus humano (HPV), causador de câncer de colo do útero. A primeira fase da campanha, inédita no país, segue até 10 de abril. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com os governos estaduais e municipais. No Estado de São Paulo, a meta é vacinar 808,3 mil crianças e adolescentes, o que corresponde a 80% do total de 1.010.397 do público-alvo da campanha. Em Sorocaba a expectativa é imunizar pelo menos 11.548 meninas.

A vacina que será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero. Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, cinco anos depois. A recomendação é de que os pais acompanhem as adolescentes e levem a caderneta de vacinação à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Em Sorocaba, a vacinação será realizada tanto nas 31 UBSs do município, no horário normal de funcionamento de cada uma delas, quanto nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, equipes da Vigilância Epidemiológica vão percorrer as unidades de ensino para realizar a vacinação das meninas com 11, 12 e 13 anos de idade.

O agendamento com as escolas da cidade está sendo realizado há algumas semanas. As unidades que tiverem alguma dúvida ou precisarem de mais informações podem enviar um e-mail para epidemiologica@ sorocaba.sp.gov.br.

Região

Em Votorantim, mais de 600 meninas já foram imunizadas durante o "Dia D" da vacinação, no sábado. A campanha prossegue nas UBSs do município a partir de hoje. A estimativa de população-alvo é de 2.970 meninas.

Em Araçoiaba da Serra, as vacinas serão aplicadas nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As meninas devem estar acompanhadas dos responsáveis. Para mais informações, ligar para (15) 32581-1030.

Na cidade de Mairinque, a orientação é que os pais ou responsáveis legais levem as meninas na UBSs mais próxima de suas casas portando documento com foto das adolescentes.

HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, é a chamada transmissão vertical.

Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. O câncer de colo é o segundo principal tipo de câncer feminino no Brasil, ficando atrás apenas do tumor de mama. 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/535558/unidades-de-saude-iniciam-vacinacao-contra-o-virus-hpv


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock