Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Fevereiro de 2020

NOTÍCIAS



Troca de hidrômetros pelo Saae promete elevar a arrecadação

Notícia publicada em 19/02/2014



Troca de hidrômetros pelo Saae promete elevar a arrecadação

Os equipamentos que medem o consumo de água das famílias sorocabanas serão trocados com maior intensidade pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A partir do próximo semestre a substituição anual em toda a cidade aumentará em quase 17 vezes, das atuais 1,8 mil substituições para 30 mil trocas ao ano. O objetivo é que os novos hidrômetros meçam com maior precisão, para elevar a arrecadação do Saae, ou seja, aumentar o valor para os que hoje pagam por quantidade inferior do que consomem. São informações do diretor-geral do Saae, Adhemar José Spinelli Júnior, que ontem prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Saae. Ele foi acompanhado do secretário municipal de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho.

Segundo o diretor-geral Spinelli Júnior, inicialmente serão trocados os equipamentos das residências que apesar de ocupadas não registram consumo, ou nos casos em que o gasto medido seja aparentemente incompatível com o porte do imóvel ou atividade exercida no endereço. "Não será troca por bairros, haverá uma pré-análise de cada ligação", disse. O Saae está preparando a concorrência pública que escolherá uma empresa fornecedora dos equipamentos e mão de obra para as substituições. Atualmente o serviço é feito por funcionários da própria autarquia. Segundo o Saae, nos casos de substituição, os custos não são cobrados dos consumidores.

A média de troca de 30 mil hidrômetros por ano está sendo considerada adequada por Spinelli, que leva em conta os 200 mil hidrômetros existentes na cidade, e a opinião que após sete anos de uso eles tendem a registrar o consumo incorretamente por causa do desgaste. Acrescentou que a substituição em maior escala será contínua para retirar os equipamentos antigos.

Apesar de hidrômetros que supostamente registram menos, atualmente o Saae faz uma média de dois mil cortes ao mês de famílias que deixam de pagar as suas contas. A maioria pede a religação após acordo, mas cerca de 25% deles (500 ao mês) ficam com a água cortada porque não conseguem pagar. O Saae os fiscaliza para evitar a violação do corte ou outra providência ilegal para terem água nas torneiras. E ainda assim, se deixarem de pagar até o final do ano, o Saae os inscreve na dívida ativa para depois acioná-los na Justiça, segundo Spinelli.

Ele reconheceu que durante os dias em que faltou água em Sorocaba os hidrômetros situados nas regiões mais altas da cidade podem ter registrado a passagem de ar. "Evidente que se houver uma distorção muito grande (no valor da conta) o consumidor pode pedir a reavaliação", declarou. Os que receberem a conta mais cara apesar de terem sido vítimas da falta d"água devem pedir revisão na sede do Saae, no bairro Santa Rosália, preferencialmente antes de pagar a fatura, segundo instrui o diretor-geral. "Geralmente é aguardada a próxima leitura para verificar se a situação normalizou ou pode ter havido algum vazamento", explica.

Falta d"água

Ontem o abastecimento de água estava quase normalizado em Sorocaba, segundo Spinelli. Com o fim da onda de calor desde o do final de semana houve consequente redução do consumo e ontem apenas dois reservatórios ainda precisavam ter as bombas desligadas por conta do baixo volume de água: o do bairro 2 Corações, que abastece o região do Alto da Boa Vista e Ibiti e do da Vila Barão. Segundo Spinelli, ambos estavam enchendo completamente durante a madrugada, enquanto no restante da cidade o abastecimento ocorria normalmente. A CPI do Saae é presidida pelo vereador Carlos Leite (PT).  


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/532329/troca-de-hidrometros%C2%9D-pelo-saae-promete-elevar-a-arrecadacao


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/02/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/03/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock