Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Dezembro de 2017

NOTÍCIAS


Trabalhador deve se planejar para aposentadoria

Notícia publicada em 17/11/2017



Trabalhador deve se planejar para aposentadoria

Especialista pode fazer a diferença na hora do cálculo

A reforma da previdência foi um dos principais projetos anunciados pelo Governo Temer e há anos é tema de debate entre vários setores da sociedade. Apesar da grande repercussão sobre as possíveis mudanças, a verdade é que as regras ainda não sofreram alterações. Mesmo assim, a advogada Glaucia Leonel Venturini, especialista em Direito Previdenciário da Advocacia Mendes Oliveira, alerta que qualquer um pode e deve se planejar para a aposentadoria.

“O primeiro passo é procurar um advogado especialista na área que fará o cálculo e simulações de valor da renda mensal inicial da aposentadoria, com isso ele vai conseguir apontar ao cidadão como contribuir até a data da aposentadoria”, explica Glaucia.

De acordo com a especialista, o advogado analisa a melhor opção de planejamento por meio da contagem específica de cada pessoa. Os cálculos de tempo e renda mensal (valor da aposentadoria) dependem ainda de alguns fatores, são eles: a própria profissão, se o trabalhador prestou serviço em local insalubre e a média salarial desde julho de 1994.

E a especialista ressalta, não é só quem está perto de se aposentar que deve procurar ajuda profissional. “Mesmo que não tenha os requisitos para se aposentar imediatamente é importante deixar o CNIS (documento onde está cadastrado os vínculos empregatícios, recolhimentos e valores) e toda a documentação regulamentada, fazendo desde já os acertos necessários. Isso pode fazer toda a diferença no cálculo de sua aposentadoria no futuro!”, completa.

Mas e se as mudanças vieram de fato, o trabalhador pode perder o direito adquirido? A advogada esclarece: “Nada é certo. Porém, a princípio tem direito adquirido aquele segurado que já está aposentado e quem já possui os requisitos atuais (tanto para quem já requereu o benefício como para quem ainda não requereu) ”.

Gláucia destaca alguns dos documentos e informações necessárias para começar a se planejar para a aposentadoria com a ajuda de um advogado:
- CNIS atual (retirar código de acesso no balcão do INSS)
- CTPS, PPP e LTCAT (documentos que podem ser solicitados diretamente nas empresas em que o segurado trabalhou)
- Processos trabalhistas (se houver): onde foi reconhecido vínculo empregatício, insalubridade, pagamento por fora, entre outros direitos. Levar cópia do processo ou número do processo.

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/12/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock