Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Terceira idade comemorou o Dia do Idoso e os 10 anos de existência do Estatuto do Idoso

Notícia publicada em 02/10/2013



Terceira idade comemorou o Dia do Idoso e os 10 anos de existência do Estatuto do Idoso

A Chácara do Idoso sediou, nesta terça-feira (1º), uma grande festa em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, lembrado no dia 1º de outubro, e os 10 anos de existência do Estatuto do Idoso. Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o Conselho Municipal do Idoso, o evento contou com diversas atividades durante todo o dia.

"O estatuto foi uma grande conquista da nossa sociedade. Com a expectativa de vida aumentando, tem crescido o número de idosos em nosso país e esse é um grande desafio para todos nós. Temos que desenvolver mais políticas públicas e para este governo municipal vocês são prioridade", comentou a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi.

Na reforma administrativa, já aprovada pela Câmara Municipal, uma das sete coordenadorias criadas na Secretaria de Desenvolvimento Social é a de Atenção ao Idoso. "Isso é uma evolução. A coordenadoria fará a interlocução com todos os setores para garantir o direito dos idosos", explica a vice-prefeita.

Já a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Inês Moron Pannunzio, falou sobre a importância das pessoas da terceira idade sentirem que elas têm o que contribuir com a sociedade. "Parabéns a vocês frequentadores da Chácara do Idoso, que vivem intensamente esse momento gratificante da nossa vida", elogiou. Ela também falou sobre a importância da criação do Estatuto do Idoso. "Esse é um dia que temos que comemorar, pois com o estatuto as políticas públicas têm sido cada vez mais efetivas", completou.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Luís Antônio Gonçalves Gildes, falou sobre a importância da valorização do idoso e lembrou que, na semana passada, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do Governo do Estado (454/2013), que estabelece gratuidade para idosos, maiores de 60 anos, nos ônibus intermunicipais rodoviários de São Paulo. O projeto do benefício integra o Programa São Paulo Amigo do Idoso do Governo do Estado de São Paulo, lançado em 2012.

Entre as atividades do dia festivo, foi realizada a palestra "10 anos de Estatuto do Idoso", com o promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum. Os idosos também puderam participar da dança circular e tai chi chuan e conferir apresentações de dança e de música com a banda marcial da EE "Profª Rosemary de Mello Moreira Pereira", do Vitória Régia.

Além disso, o evento contou com prestação de serviços, como aferição de pressão e diabetes, corte de cabelo gratuito e acupuntura. No local, uma equipe do INSS orientou e deu informações aos interessados.

Quem passou pela Chácara do Idoso também pode conferir uma exposição com trabalhos manuais feitos durante os cursos frequentados pela terceira idade. Além disso, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou a distribuição de mudas de árvores nativas no local.

A aposentada Hermínia Marçal, integrante do grupo de caminhada da UBS da Vila Progresso, compareceu ao evento e aprovou a iniciativa. "Achei tudo maravilhoso. Fiz a dança circular agora de manhã e quero voltar mais tarde para participar de outras atividades", contou. Ela ainda levou uma muda de árvore para plantar na chácara de sua sobrinha.

Anaderges Camargo, moradora do Jardim Planalto, é frequentadora da Chácara do Idoso e também foi comemorar a data na unidade da Prefeitura de Sorocaba. Ela faz pintura em tecido e participa da roda de conversa. "Eu adoro vir aqui. Hoje aproveitei e medi minha pressão e vi o diabetes. Está tudo em ordem, ainda bem", comentou.

O trabalho no Centro de Referência do Idoso

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o Centro de Referência do Idoso "Doutor José Mussi", localizado na Vila Progresso, tem como objetivo acolher idosos vítimas de maus-tratos e de encaminhar denúncias.

De acordo com a Sedes, de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 125 denúncias no Centro de Referência do Idoso. Entre os casos atendidos, 22 foram por violência física, 47 por violência psicológica (emocional), 48 por violência financeira (patrimonial), 80 por negligência ativa e passiva e 19 por conflito familiar.

Segundo a coordenadora da unidade, Iara Santoro, as denúncias podem ser feitas sem necessidade de identificação da pessoa pelo telefone (15) 9105.9101 ou no próprio local. O Centro de Referência do Idoso que fica na Rua Manoel Affonso, 64, esquina com a Rua Ubirajara, e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Fonte: http://agencia.prefeiturasorocaba.com.br/noticia/26422/


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock