Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Surto de dengue aterroriza Sorocaba

Notícia publicada em 19/02/2013



Surto de dengue aterroriza Sorocaba

O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), assinou, na tarde desta segunda-feira (18), decreto nº 20.452 de 18/2/2013, que declara a situação de emergência na cidade por causa do surto epidêmico de dengue. A medida permite agilizar eventuais necessidades para a aquisição de serviços e bens indispensáveis, como a compra de materiais e equipamentos, exclusivamente para atender os casos de dengue. “Todas as medidas que poderiam ser tomadas pela prefeitura como um todo já foram adotadas, mas com a decretação de situação de emergência daremos celeridade às ações do poder público municipal que envolvem a dengue e, entre elas, as licitações”, explica o prefeito.

O secretário de Saúde, Armando Raggio, acrescenta: “Estamos num surto de dengue, com forte probabilidade de termos uma epidemia de grandes proporções, entre o fim de março e início de abril, quando poderemos ter milhares de casos”.

Conforme a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, desde o início deste ano, até a sexta-feira, o município já registrou 132 casos confirmados de dengue, o que sustenta a situação de surto na cidade. Desses, 102 casos são autóctones (contraídos na cidade) e 30 são importados.
 Também foi registrado um óbito por dengue hemorrágica, na madrugada de sexta-feira, envolvendo um adolescente de 13 anos, morador do Jardim Brasilândia, zona norte..

No mesmo período do ano passado, Sorocaba havia registrado três casos da doença, enquanto em 2011 eram 23. “Estamos em alerta, preocupados com a situação, por isso é fundamental ficar atento aos cuidados preventivos contra o mosquito transmissor da doença, já que os registros estão aumentando a cada semana”, alerta Daniela Valentim, diretora da Área de Vigilância em Saúde.

De acordo com o boletim epidemiológico, que analisa a situação da dengue em Sorocaba, são 15 os bairros com mais casos registrados de dengue.

Por isso, é necessário que cada cidadão faça sua parte e elimine de casa todos os materiais que possam acumular água da chuva e, assim, possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.

É preciso que os munícipes confirmem ainda se não há nenhuma calha entupida, objetos espalhados nos quintais e vasos de plantas que acumulem água. Além disso, é fundamental tampar vasos sanitários e cobrir a piscina.

Se alguma pessoa apresentar algum sintoma da dengue (febre, vômito, dor no corpo, dor na cabeça ou dor atrás dos olhos), deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Bairros afetados

Vitória Régia
Hebert de Souza
Laranjeiras
Maria Antônia Prado
Vila Carvalho
Jardim Zulmira
Vila Barão
Vila Helena
Parque Esmeralda
Jardim Simus
Wanel Ville
Quintais do Imperador
Vergueiro
Campolim
Jardim Capitão 


Fonte: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/44582/Surto+de+dengue+aterroriza+Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock