Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocabanos poderão participar de atividades em comemoração ao Dia da Árvore

Notícia publicada em 05/09/2014



Sorocabanos poderão participar de atividades em comemoração ao Dia da Árvore

Às vésperas do início da Primavera, no dia 21 de setembro, é comemorado em todo o Brasil o Dia da Árvore. Para celebrar a data, a Prefeitura de Sorocaba realizará diversas atividades gratuitas durante todo o mês em diversos locais da cidade. Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a programação contará com doação de mudas de árvores, plantios, seminários, exposições, visitas monitoradas, oficinas, entre outras atividades.

“Queremos envolver toda a comunidade em nossas ações, desde crianças, jovens, adultos e idosos. O nosso objetivo é sensibilizar essas pessoas da importância das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. A data faz parte do calendário oficial de eventos da cidade alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15/07/2009.

“As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, e em ambientes urbanos, além de todos esses benefícios, são elementos estéticos de grande valor, que contrastam com o árido concreto”, completa Clebson Ribeiro.

Uma curiosidade é que diferente do que muitos pensam, a árvore que simboliza o Brasil é o Ipê-Amarelo (Handroanthus chrysotrichus) e não o Pau-Brasil (Cesalpinea echinata), que na verdade é a árvore símbolo da Região Sudeste. Já o Estado de São Paulo é representado pelo Jequitibá-Branco (Cariniana estrellensis) e Sorocaba, pela Paineira-Rosa (Chorisia speciosa).

Uma ação no bairro Ana Paula Eleutério dará início à programação neste sábado (6). Às 10h, uma equipe de Educação Ambiental fará o porta a porta para mobilizar os moradores para autorizarem que seja feito um plantio em frente às residências. O plantio será feito na segunda-feira (8).

Outro destaque da programação será o “Viva a Primavera” nos dias 19, 20 e 21 no Parque Natural “Chico Mendes”. No local, a população poderá participar gratuitamente de oficinas ambientais, palestras, jogos educativos, exposições, pintura de rosto, feira de transição agroecológica e orgânica, apresentações artísticas e culturais, além de esportes ligados ao contato com a natureza, como tirolesa e arborismo.

Dentro da programação também acontecerá o 1º Seminário Regional para Conservação da Biodiversidade do Cerrado, que acontecerá no dia 11 de setembro, das 8h às 17h, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Um dos principais objetivos do encontro é de promover ações que contribuam para preservação e recuperação e pesquisa sobre este bioma na região de Sorocaba. Serão abordados temas como fitofisionomias do bioma Cerrado, Estratégias para a conservação do Cerrado, o papel do poder público para a conservação da biodiversidade e Estratégias e critérios para definir áreas prioritárias para conservação.

Programação completa

Dia 6 (sábado)

Porta a Porta Verde – Viva o Bairro/Todos por Nosso Ambiente

A equipe de Educação Ambiental mobilizará os moradores do bairro a autorizarem o plantio de uma muda em frente a casa, participando assim da arborização de mais de 1.000 metros de calçada.

Horário: das 10h às 18h

Local: Ana Paula Eleutério

Oficina de enriquecimento da mata do Jardim Botânico com orquídeas

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Círculo Orquidófilo Sorocabano farão o repovoamento de orquídeas nas matas existentes no Jardim Botânico de Sorocaba por meio de uma oficina com a comunidade.

Horário: das 9h às 12h

Local: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

Inscrições: até esta quinta-feira (4) pelo telefone 3227.9996

Dia 11 de setembro (quinta-feira)

1º Seminário Regional para Conservação da Biodiversidade do Cerrado no Jardim Botânico

Um dos principais objetivos do encontro será de promover ações que contribuam para preservação e recuperação e pesquisa sobre este bioma na região de Sorocaba.

Horário: das 8h às 17h

Local: Auditório do Jardim Botânico “Irmãos Villas Boas”

Vagas Limitadas: 100 pessoas

Inscrições: No local do evento.

De 11 a 28 de setembro

Exposição – Exsicatas da Flora de Sorocaba

Exsicatas são amostras de plantas prensadas e secas em uma estufa (herborizadas), costuradas em uma cartolina branca e acompanhada de uma etiqueta que contém informações sobre o vegetal recolhido e o local de coleta. A exsicata é o testemunho que a planta existe ou existia no passado em uma região geográfica.

Horário: das 9h às 17h

Local: Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

Dias 13 e 14

Ceagesp em Flor

Além de doação de mudas, serão realizadas oficinas gratuitas de compostagem doméstica e de mini horta em garrafa pet.

Horários: das 9h às 17h

Local: Ceagesp

De 15 a 26

Doação de mudas

Horário: das 9h às 16h

Local: Parques Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Biquinha, Natural Chico Mendes, Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Natural Corredores da Biodiversidade e Jardim Botânico.

De 15 a 30

Ornamentação Mês da Árvore

Será realizada a ornamentação da Avenida Dom Aguirre, dos Parques Naturais e da Avenida Itavuvu, com o objetivo de sensibilizar os munícipes da relevância das temáticas ambientais no cotidiano, bem como a importância da Arborização Urbana e dos benefícios das árvores.

Dia 16

Seminário Madeira Legal

O objetivo do encontro é de levar informações ao público sobre a atual legislação e o uso sustentável da madeira.

Horário: das 8h às 12h30

Local: Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”

Inscrições: até o dia 12 pelo site www.meioambientesorocaba.com.br.

Dias 19, 20 e 21

Viva a Primavera

A população poderá participar gratuitamente de oficinas ambientais, palestras, jogos educativos, exposições, pintura de rosto, feira de transição agroecológica e orgânica, apresentações artísticas e culturais, além de esportes ligados ao contato com a natureza como tirolesa e arborismo.

Horário: dias 19 e 20, das 9h às 17h; e dia 21, das 9h às 13h

Local: Parque Natural “Chico Mendes”

Dia 20

Tour das Árvores

Horário: das 8h às 12h

Inscrições: www.meioambientesorocaba.com.br

Dias 23 e 24

Lançamento do Programa Carona Solidária (A3P)

A Secretaria do Meio Ambiente iniciará no Paço Municipal o processo de cadastro de interessados em “ceder carona”, em “pegar carona” ou ambos para a instalação de um grande painel dos “Caroneiros e Caronistas”.

Horário: das 9h às 16h

Local: Paço Municipal

Dia 26

Exposição interativa “Flora de Sorocaba” e doação de mudas

Horário: das 9h às 16h

Local: Praça Cel. Fernando Prestes
 


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock