Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocabanos podem conhecer acervo de museus em visita guiada noturna

Notícia publicada em 18/05/2016



Sorocabanos podem conhecer acervo de museus em visita guiada noturna

Nesta quinta-feira (dia 19), das 18h às 21h, a população terá a oportunidade de participar gratuitamente de uma visita guiada no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS). Para participar não é necessário se inscrever, basta comparecer ao Jardim Maylaski no início da atividade.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e pelo Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), e ocorre dentro da programação da 14ª Semana Nacional de Museus – “Museus e Paisagens Culturais”, que oferece atividades gratuitas na cidade até domingo (dia 22).

“Esta será uma ótima oportunidade dos sorocabanos conhecerem o rico acervo dos museus da nossa cidade. Esta é a primeira vez que realizamos a visita guiada noturna no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana”, destaca a museóloga da Secretaria da Cultura, Daniella Moreira, responsável pela monitoria no MEFS.

A visita ao museu com monitoria proporciona ao público uma experiência diferente, na qual o participante é estimulado trocar conhecimentos, interagir com as obras e descobrir curiosidades do acervo e dos artistas.

No Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

A visita guiada começa num passeio pela exposição permanente do MEFS, que conta a história da ferrovia, passando por personagens históricos, pela expansão da ferrovia e pela inauguração das estações.

No museu, o público poderá conferir uma sala dedicada ao pioneirismo da Sorocabana, abordando a criação do Curso de Ferroviários e a abertura das oficinas da Sorocabana. Um outro espaço que o visitante poderá conhecer é a Sala das Curiosidades da Estrada de Ferro Sorocabana, com diversos objetos da época, como relógios, máquinas de calcular, máquina de escrever, telégrafo, escafandro, teodolito e balança de precisão.

Já a Sala das Estações da Sorocabana abriga uma bilheteria de 1900 e fotos das estações de Mairinque, Itapetininga e Itararé, além de uma maquete da Estação Ferroviária de Sorocaba.

Na visita guiada, a equipe da Secretaria da Cultura ainda mostrará a exposição temporária “Traçados da Ferrovia – Desenhos e Projetos da Sorocabana”, que exibe um patrimônio documental, com projetos e desenhos técnicos – originais e reproduzidos – que fazem parte do acervo arquivístico salvaguardado no museu. Entre os originais, estão o de um carro de 2ª classe, com 72 lugares, projetado por G. Ricardo e I. Escobar, em 1924; e um de esgotamento das águas pluviais das oficinas da Sorocabana, projetado em 1926.

Já no subsolo do casarão que abriga o MEFS, o público poderá encontrar um dos primeiros cofres utilizados na Estrada de Ferro Sorocabana, de 1875, fabricado em aço e importado da Alemanha. No local também tem apito de bronze, usado nas máquinas a vapor, controle de tração de bonde, medidor de eletricidade, chave de força, velocímetro de máquina a vapor, para-raios para telefone, miniaturas de carros de passageiros e vagões de carga e um triciclo de linha utilizado pelo guarda-fio em suas inspeções na manutenção elétrica.

No MACS

Após a visita ao MEFS, os participantes vão conhecer o acervo do MACS, guiado pelo educador Thiago Consiglio. “Faremos esta atividade de uma maneira bem informal, em forma de bate-papo, deixando todos bem à vontade. A nossa ideia é colocar as pessoas em contato com as obras do nosso acervo”, explica a presidente do MACS, Cristina Delanhesi.

No Chalé Francês, a população poderá conferir a exposição temporária “Olhares e Perspectivas: a pintura no acervo”, que reúne 15 obras de renomados artistas de todo o país, incluindo expoentes de Sorocaba e região, todas elas integrantes do acervo do museu, evidenciando as várias visões de mundo e as temáticas de cada autor e levando ao público o olhar da arte contemporânea por meio das diferentes expressões da pintura.

Os artistas participantes da mostra são: Marco Giannotti, Adams Carvalho, Renata Egreja, Lucia Castanho, Pedro Lopes, Fabio Cardoso, Laura Mattos, Cristina Canale, Vânia Mignone, Rubens Ianelli, Manoel Veiga e Ana Luiza Dias Batista.

No Galpão do MACS, localizado anexo à Estação Ferroviária de Sorocaba, as pessoas poderão conhecer a coleção “As novidades do acervo”.

Serviço:

MUSEU DA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA

Endereço: Rua Dr. Álvaro Soares, 553 – Jardim Maylasky – Centro

E-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br

Telefone: (15) 3231.1026

MACS – MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SOROCABA

Endereço: Avenida Afonso Vergueiro, s/nº – Chalé Francês

E-mail: macs@macs.org.br

Telefone (15) 3233.1692


Fonte: Prefeitura de Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock