Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 28 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocabanos marcam presença no Prêmio Shell

Notícia publicada em 14/03/2013



Sorocabanos marcam presença no Prêmio Shell

Amigos e parceiros de longa data, os sorocabanos Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula venceram a 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro, a mais importante premiação de teatro no Brasil, na última terça-feira. Fernanda foi indicada e premiada pela direção musical, e Zé Henrique na categoria figurino do mesmo espetáculo, o "L"Ilustre Molière", da Companhia D"Alma, que levou ainda o troféu de melhor ator, para Guilherme Sant"Anna. O premiado espetáculo retrata a trajetória real do dramaturgo francês e sua companhia de teatro, por meio da colagem de cenas de obras que o imortalizaram por elevar a comédia ao status de crítica social.

"Isso foi muito emocionante, pois fomos premiados pela mesma peça, mesmo trabalho, na mesma noite. Faz mais de 20 anos que temos essa parceria, que decidimos que queríamos abraçar esse caminho, essa carreira, foi mais gratificante ganharmos juntos", comemora Zé Henrique, que já teve cinco indicações para o Shell e essa foi sua primeira premiação. Fernanda foi indicada quatro vezes e recebe o prêmio pela segunda vez. "Estou muito feliz, foi bastante inesperado, pois trata-se de um trabalho clássico, uma comédia, geralmente os críticos gostam de coisas mais dramáticas, mas as indicações são sempre bem equilibradas", reconhece Fernanda, que entende a premiação como uma chancela de qualidade.

Zé Henrique de Paula também reconhece o "peso" positivo que a premiação confere, bem como a exposição positiva de seu trabalho para outras pessoas. "O trabalho é muito duro e de formiguinha, é duro fazer teatro no Brasil. No que diz respeito ao figurino, o meu trabalho é de muita pesquisa, e começa muito cedo, logo nos primeiro estágios de trabalho da peça, faço muita pesquisa histórica", explica ele, que teve muito trabalho para chegar ao figurino que remetesse ao século 17.

Fernanda acredita que o reconhecimento que vem tendo na direção musical de espetáculos tem a ver com sua formação nas duas áreas: artes cênicas e música. "Um dos pontos positivos do meu trabalho é que tenho formação nas duas áreas, o que é muito raro. Esse trabalho, por exemplo, foi cantado inteiro pelos atores, ao vivo, e são músicas difíceis de executar. O que facilita é saber acessar o ator na hora de solicitar ou ensaiar algo, faço uma interface interessante entre as duas áreas, mas não há um procedimento, cada trabalho é um trabalho, cada texto pede um trabalho e pesquisa diferente", conta Fernanda que divide ainda com Zé Henrique o trabalho à frente do teatro Núcleo Experimental, que fica na rua Barra Funda, em São Paulo.

Premiados

As duas montagens mais consagradas na 25ª edição do Prêmio Shell de Teatro foram: "L"Ilustre Molière", que levou três prêmios, e "Já Recusa", da companhia Balagan, que se consagrou nas categorias melhor direção, para Maria Thais, e cenário, para Márcio Medina.
Sem indicações nos quesitos principais, o novo espetáculo do Teatro da Vertigem, "Bom Retiro, 958 Metros", levou apenas o prêmio de melhor iluminação - sua única indicação - para Guilherme Bonfanti.

Houve também prêmios que chegaram com atraso de um ano. Na última edição, Lavínia Pannunzio concorria como melhor atriz por dois espetáculos. Apesar do favoritismo, não ganhou. Neste ano, foi finalmente consagrada com a estatueta por sua interpretação na peça "Um Verão Familiar".

Na categoria de melhor autor, os jurados decidiram apostar em um representante da nova dramaturgia. Alexandre Dal Farra recebeu o troféu por "Mateus 10", seu quinto trabalho com o grupo Tablado de Arruar. O texto joga com referências literárias como "Crime e Castigo", de Dostoievski. E foca a transformação de um pastor evangélico após descobrir um trecho bíblico.

Os artistas da nova geração voltaram a ser reconhecidos na categoria especial. O jovem diretor Eric Lenate figurava entre os indicados. Os jurados, porém, preferiram consagrar o trabalho do veterano Lume. O grupo sediado em Campinas completa 28 anos de trabalho ininterrupto. "Agradecemos a todos os mestres que tivemos durante esses anos, que sempre nos puxaram o tapete e nunca deixaram que nos acomodássemos em um único lugar", disse o ator Jesser de Souza.

Vários dos premiados não estiveram presentes à cerimônia, comandada pelas atrizes Beth Goulart e Nicette Bruno. Os vencedores de melhor direção, ator e atriz tiveram que ser representados na hora de receber os troféus. A concorrência com o prêmio da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, que acontecia no mesmo dia e horário (leia mais na página C4), talvez ajude a explicar as ausências. Cada vencedor recebe uma escultura em metal, do artista plástico Domenico Colabrone, e R$ 8 mil.

Como de costume, o momento mais emocionante da noite ocorreu durante a homenagem especial. Nesta edição, os jurados reconheceram a trajetória da camareira Ida Ferreira. "E ela representa toda uma categoria que trabalha atrás dos palcos para fazer o teatro acontecer", comentou Nathalia Timberg.

A atriz foi chamada a subir ao palco para festejar a carreira de Ida, que começou em 1956, ainda no teatro de revista. Ela trabalhou ao lado de grandes nomes, como Oscarito, Virginia Lane, Cacilda Becker, Fernanda Montenegro, além da própria Nathalia. Por 18 anos, atuou como camareira do grupo Tapa, ao qual Ida fez questão de dedicar a sua premiação. (Com Agência Estado) 


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=460024


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock