Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Setembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocabano Evandro Aranha lança segundo livro de poemas

Notícia publicada em 15/02/2017



Sorocabano Evandro Aranha lança segundo livro de poemas

Poemas-protesto e poemas de amor e sentimentos estão no livro que o escritor sorocabano Evandro Aranha lança no sábado, dia 18, às 19h, no Cantinho Girassol (rua Alexandre Caldini, 516 -- Wanel Ville). Trata-se de Fragmentos de um córtex perturbado II A resistência poética & Amor e outras dores do cotidiano. "A realidade é cruel, mas ao mesmo tempo é bela, logo seria injusto lançar o livro sem contemplar poemas dessas duas vertentes", comenta o autor, que contou com financiamento coletivo para publicar a obra, que sai com tiragem de 120 exemplares (alguns serão doados a bibliotecas comunitárias e projetos sociais).

Na noite de lançamento, além do bate-papo sobre o livro, Evandro fará uma apresentação chamada Voz que vem da alma não nasceu para ficar presa, na qual declama poemas de sua autoria e recebe amigos artistas. Vale ressaltar a força e a carga dramática da performance de Evandro ao declamar seus textos. "Acredito que se eu não declamasse dessa forma, minha poesia estaria incompleta, pois através da declamação consigo expor e demonstrar as emoções que senti ao escrever os versos", explica Evandro, destacando que a declamação costuma ser bastante cansativa para o artista "mas vale a pena a cada olhar que presta atenção, a cada palma, a cada elogio".

Aliás, Evandro destaca também a importância do local de lançamento -- o Cantinho Girassol -- para a poesia e a arte de Sorocaba, e classifica o espaço como um lugar de resistência cultural. "Lá todos têm espaço, todos contam com a atenção do público, seja um poeta que vai ler pela primeira vez seu poema ou um músico experiente. Foi no Cantinho que eu declamei pela primeira vez e considero lá minha segunda casa, pois a acolhida que o Zé e a Cícera Miranda dão aos artistas é prazeroso de ver."

Desde 2013

O projeto Fragmentos de um córtex perturbado nasceu em 2013 na internet com textos postados periodicamente. "Aos poucos, algumas pessoas começaram a acompanhar meu trabalho e fui sendo convidado para saraus e demais eventos literários, onde comecei a declamar seguindo o estilo spoken word, no qual eu decoro meus poemas e externo as palavras de modo visceral e dramático", explica ele. Em 2014, o escritor lançou o primeiro livro pela Editora Multifoco, com 40 poemas. "Uma editora do Rio de Janeiro se interessou por meu trabalho e publicou o livro sem custo nenhum para mim, o que é bem difícil para um autor iniciante."

Evandro pontua que, ao longo do tempo, os poemas políticos e de protesto foram ganhando mais espaço em sua produção. "Não consigo desassociar os poemas dos protestos, pois escrever poesia já é um ato de resistência." Segundo ele, sua maneira de escrever foi mudando ao longo desses anos de produção. "Às vezes me sinto outra pessoa quando leio meus antigos poemas. Não os acho ruim, tampouco os menosprezo; eles me ajudaram a construir meu estilo. Muita gente influenciou, como meus queridos amigos Pedro Alberto, Córdoba Junior, o pessoal do Cantinho Girassol e outros locais de resistência cultural de Sorocaba."

Conforme o sorocabano, poetas e escritores da Geração Beat, como Allen Ginsberg e Jack Kerouac, também foram descobertas que trouxeram grande impacto em seus escritos.

O livro de Evandro Aranha, que conta com capa de Pedro Alberto Ribeiro Pinto e diagramação de Ariane Aranha, estará à venda pelo preço de R$ 25. Fanzines e camisetas com trechos de poemas de Evandro também poderão ser comprados no local.


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock