Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 25 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Voluntários fazem brinquedos com material reciclável

Notícia publicada em 03/12/2010



Quem diria que um palhacinho de corpinho de copo de danone e braços e pernas de tampinhas de garrafa pet simbolizasse tanto carinho, solidariedade e comunhão. O elemento que dá liga a cada pedacinho do boneco construído é a boa vontade da vizinhança de Cida, ou melhor, Aparecida Lopes de Lima, 55 anos, mulher que doa sua criatividade e seu trabalho para uma prática que já dura muito tempo: há 20 anos ela cria e produz brinquedos, com a ajuda de amigos, para presentear crianças na véspera de Natal. Cida não chama o que faz de caridade. "Faço por um sorriso de criança. Isso não tem preço".

O pai de Cida, católico fervoroso, conforme sua descrição, ajudou a colocar as primeiras pedras que edificaram a Igreja de Santo Antônio, no bairro Árvore Grande. Sem imaginar, talvez, o homem caridoso, devoto do santo e de Nossa Senhora, comerciante conhecido naquela comunidade, colocava também a pedra que edificaria na filha o sentido da solidariedade. "Meu pai fazia do Natal uma verdadeira festa de doação. Ele e minha mãe sempre davam um jeito de presentear as pessoas nessa época. Levavam doações em orfanatos e em asilos", lembra.

Depois de casada e de uns anos distante de todo aquele encantamento, Cida passou a sentir falta daquele fim de ano agitado movido à doação. "Comentei com minha amiga Ida que precisava fazer alguma coisa". Ida, apelido de Maria Aparecida Donadio, 54 anos, é a amiga desde os tempos de infância, que de imediato apoiou o desejo de Cida. Até hoje estão juntas nessa empreitada de tantos anos. "Só não dizemos que somos irmãs porque não temos o mesmo sangue", refere-se carinhosamente à companheira de trabalho de carinho. Nada, conta Cida, fez ou faz a amiga parar de trabalhar nesse sonho que vira realidade todos os anos."Ida cuida da mãezinha dela de 88 anos, que está ceguinha e é diabética, e nunca deixou de me ajudar".

As amigas não estão sós nesse projeto. A vizinhança colabora do jeito que pode, em cada detalhe. Mais de dez pessoas estão envolvidas na elaboração dos brinquedos, uma atividade que começa em fevereiro, primeiramente com a reunião das peças que serão utilizadas. A simplicidade que caracteriza os brinquedos fabricados por eles não torna a produção menos trabalhosa.

Para dar vida aos 400 palhacinhos que serão distribuídos, vários processos devem ser cumpridos, como Cida explica calmamente. "Temos que juntar as tampinhas, lavá-las, retirar delas o plastiquinho para não embolorar, desinfetá-las, colocá-las para secar, depois furar para fazer braços e pernas, costurá-las no corpo. Depois que os bonecos estão prontos, ensacamos, colocamos fitas e deixamos tudo organizado para o grande dia, quando os meninos que se vestem de Papai Noel entram em cena para nos ajudar". Tudo com cuidado, ela enfatiza, porque "afinal o brinquedo vai para crianças". A vizinhança se reveza em cada fase de montagem dos bonecos que a própria Cida desenha. "As vezes tem duas pessoas na parte da tarde, tem mais gente de noite. Assim vamos fazendo. Eu ponho a mão na massa, claro, e coordeno a turma também".

Quando deixa de ser fábrica de brinquedos, o espaço da casa que guarda a produção e os bonecos passa a ser o ateliê de Cida. "Sempre gostei de arte e agora que sou aposentada, depois de trabalhar como escrivã, cabeleireira, eu posso fazer o que gosto, que é arte. Eu adoro pintar e bordar".


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=33&id=371747


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock