Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Vereadores debatem semáforos com som

Notícia publicada em 25/05/2011



Notícia publicada na edição de 25/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
A instalação de semáforos sonorizados para pedestres com deficiência visual voltou a ser discutida ontem e um projeto de lei, de autoria do vereador Marinho Marte (PPS), deve ser encaminhado para apreciação da Câmara de Sorocaba em breve. Ontem, após o vereador Claudemir Justi (PSDB) apresentar um requerimento solicitando estudo, por parte do Executivo, para a sonorização dos semáforos, Marinho Marte informou que vai reenviar seu projeto, arquivado em 2007. À época, a Prefeitura de Sorocaba se colocou contrária a implantação dos dispositivos e a resposta dada pelo prefeito em exercício, Geraldo Caiuby, em 31 de outubro de 2007, trouxe entre as alegações que "o semáforo sonoro fica em operação 24 horas por dia e a frequência do sinal sonoro ao longo do dia pode manifestar irritação aos moradores da localidade."

O autor do requerimento, Claudemir Justi, disse que atualmente, sem a existência de instrumentos que possam indicar aos deficientes visuais que o semáforo está aberto, os portadores precisam contar somente com o auxílio de outras pessoas para atravessarem ruas ou avenidas de Sorocaba. De acordo com ele, o barulho propiciado pelos aparelhos não pode ser usado como empecilho para impedir a instalação, tendo em vista que os deficientes visuais possuem uma audição mais apurada que as demais pessoas. "Considerando que o som vai incomodar o vizinho, acredito que não é argumento correto, porque não será um alto-falante que será instalado."

O vereador José Caldini Crespo (DEM) também é favorável a implantação do semáforo sonorizado, já que irá melhorar a questão da mobilidade e acessibilidade dos deficientes visuais em Sorocaba. Para o vereador, em outros países este sistema sonoro já existe há décadas, mas em várias cidades do Brasil acabou não sendo levado a diante. O vereador Emílio Ruby (PMN), por sua vez, criticou a inexistência de semáforos para pedestres nesta mesma região. "As pessoas que enxergam já encontram dificuldade, imagine então quem é deficiente visual".


Pauta trancada

O projeto de resolução do vereador Claudemir Justi (PSDB), propondo que em caso de empate nas comissões permanentes do Legislativo prevaleça o parecer do relator da proposta e não do parecer favorável como acontece atualmente, novamente trancou a pauta do dia. A matéria já havia trancado a pauta de quinta-feira e ontem a nova discussão impediu que outros assuntos fossem discutidos.

O tema foi debatido arduamente, mesmo após ter sido retirado de pauta por três sessões, a pedido do autor para análise constitucional da Conam (Consultoria em Administração Jurídica). Por outro lado, o projeto de lei do vereador Rozendo de Oliveira (PV) que cria normas para a coleta, armazenagem, transporte, reciclagem, tratamento e disposição final de lâmpadas que contenham mercúrio, recebeu emenda do autor e saiu de pauta.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=300173


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock