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Sorocaba, 15 de Julho de 2019

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Sorocaba - Venda restrita leva usuários a comprar de ambulantes

Notícia publicada em 05/08/2011



Notícia publicada na edição de 05/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 7 do caderno A

Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

Os passageiros do transporte coletivo em Sorocaba estão conseguindo comprar vários cartões unitários de uma única vez, contrariando regra criada pela Urbes. Para isso eles recorrem aos ambulantes credenciados na Urbes Trânsito e Transportes que comercializam nas proximidades dos terminais. Nos guichês da própria Urbes a aquisição do cartão unitário ficou restrito a um por pessoa desde o mês passado, quando a Urbes lançou a família de cartões de plástico. A partir de então, quem deseja comprar créditos para mais de uma viagem, como a de ida e volta por exemplo, precisa informar dados particulares, como o endereço e número de documentos, para retirar o cartão social. A necessidade do cadastro ampliou o tamanho das filas nos guichês, com esperas de até 40 minutos, como ocorria por volta das 19 horas da quarta-feira.

"Se eu estou aqui para vender e alguém quer comprar vários, eu vendo o que precisam"", disse uma ambulante cadastrada ao entregar três cartões para o repórter que deixou de identificar-se como tal, na tarde da segunda-feira. A possibilidade de comprar várias passagens e sem precisar informar dados particulares, agora faz com que em alguns momentos haja filas até mesmo para adquirir a passagem dos ambulantes que permanecem nas imediações dos terminais. Eles vendem cada cartão unitário pelos mesmos R$ 2,85 cobrados nos guichês, com exceção de um ou outro cadastrado que se aproveita do fato de atender o usuário sem exigir cadastro para vender mais de um cartão e logo informa que não terá moedas para o troco.

Por meio da assessoria de imprensa, a Urbes informa que os ambulantes que vendem mais de um cartão unitário por passageiro estão sujeitos ao descredenciamento. Segundo a empresa pública os ambulantes receberam essa orientação. Ontem à tarde, por volta das 15h, os cartões de vários ambulantes já estavam no fim ou acabando por causa da grande procura. Diante das lamentações dos passageiros, explicavam que a Urbes distribui quantidade limitada. Um deles dedicava-se à tarefa de receber e contar o dinheiro enquanto pedia para que as pessoas não aglomerassem em sua frente, mas formassem filas.

O passageiro Robson Grando diz entender que a Urbes deseja que todos façam o cartão social, mas reclama do tempo que precisa gastar para ir até um terminal para isso e depois fazer as recargas, já que usa o ônibus interbairros que não passa pelo terminal. ""Saio do bairro com a Casa do Cidadão ainda fechada e quando volto a mesma também já esta fechada. Como faço para recarregar o meu cartão se não posso ir até o terminal?"", questiona para mostrar como as mudanças dificultaram o cotidiano dele. Quanto às filas, a monitora de creche, Maria José Rodrigues, 50 anos, diz que a Urbes deveria instalar mais guichês para atender a demanda. A doméstica Marinalva Novaes Carvalho, afirma que sempre houve filas dependendo do horário. ""Para quem trabalhou o dia inteiro esperar qualquer 15 minutos é muito tempo"", reclama.

Questionada sobre o que faz para melhorar a situação, a Urbes responde que monitora o movimento e amplia o número de funcionários e equipamentos de acordo com a demanda. Informa que também está aumentando os postos de venda de créditos e inclusive estuda a comercialização pela internet, como já é feito com o vale transporte. Para os que desejam comprar mais de um crédito por vez, ressalta algumas vantagens do Cartão Social, como a possibilidade de pegar mais de um ônibus pagando uma tarifa dentro de determinado tempo e o desconto de R$ 1,00 em crédito nas viagens feitas aos domingos e feriados. Nesta semana, como reinício das aulas na segunda-feira, a Urbes informa que o volume de passageiros aumentou em 20% e também a aquisição do passe de estudantes.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=319614


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