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Sorocaba, 08 de Julho de 2020

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Sorocaba - Urbes estuda a criação de corredor de ônibus

Notícia publicada em 05/05/2011



A Urbes - Trânsito e Transportes se comprometeu, por meio do diretor de transporte Celso Bersi, a contratar uma empresa para fazer um estudo técnico de implantação de um sistema de transporte coletivo inovador, que funciona à base de corredores exclusivos ou preferenciais para a circulação de ônibus, até o início de 2012. A promessa foi dada em uma audiência pública sobre esse sistema, chamado de BRT (Bus Rapid Transit) - em português, trânsito rápido por ônibus -, que aconteceu na noite de ontem na Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Caldini Crespo (DEM), contando ainda com a presença de gerentes da empresa Mercedes-Benz e da Urbes. A apresentação do sistema de transporte coletivo foi feita pelo coordenador do Movimento de Usuários do Transporte Coletivo de Sorocaba (Mutco), Rodrigo Alves de Paula, que segundo Crespo, sugeriu em seu gabinete o agendamento da audiência.

O sistema BRT já é utilizado em várias cidades do Brasil, como Curitiba, e também do exterior. Ele propõe um novo conceito em mobilidade urbana, promovendo um transporte mais agilizado e mais confortável para o usuário. De acordo com o coordenador do Mutco, ele teria a capacidade de transportar até 40 mil passageiros por hora em Sorocaba, seguindo por corredores exclusivos, que seriam implantados, primeiramente entre o Centro a zona norte da cidade. "O corredor teria cerca de 8 quilômetros de extensão, saindo do Terminal Santo Antônio até o Parque Vitória Régia", explica Alves de Paula. O local foi escolhido para sua apresentação, pois ele afirma que é onde está concentrada grande parte da população de Sorocaba, que ainda terá dois shoppings construídos na região e também contará com a instalação da fábrica da Toyota.

As vias preferenciais seriam instituídas nas ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer, passando também pela avenida Itavuvu e por vias dos bairros da região. O coordenador da Mutco ainda apresentou que com a presença desse novo meio de transporte na cidade, poderia ter uma queda do fluxo de veículos particulares, pois as pessoas poderiam perceber a facilidade de mobilização apresentada nesse sistema. "Sorocaba tem essa oportunidade que não pode perder, para melhorar a Zona Norte e estar preparada para receber a demanda com a vinda da Toyota", disse.

Urbes avalia a proposta

De acordo com o diretor de Transporte da Urbes, esse sistema seria um "sonho" do governo municipal, que ainda permanece inviável, pois ainda precisa de um estudo de impacto no trânsito da cidade. Bersi, porém, garante que até o início de 2012 será feita a contratação da empresa para realizar esse estudo, para que o projeto possa caminhar na cidade. "É um sonho da Urbes e de todos que mexem com questões sobre o trânsito, pois permitirá intervenções até mesmo urbanísticas ao longo de seu eixo", revela. Bersi lembrou que o corredor viário da zona norte é onde há a maior demanda de transporte público da cidade. Nos horários de pico, segundo ele, a média de passageiros transportados, passando pela rua Hermelino Matarazzo, é de 6.207 por dia.

O sistema BRT

O Bus Rapid Transit é um modelo de transporte coletivo, que foi implantado pela primeira vez em 1979, na cidade de Curitiba, chamado de Plano Diretor e instituído como alternativa à construção de uma rede de metrô, que seria mais cara em comparação a esse sistema. A sigla em inglês surgiu nos Estados Unidos no início dos anos 1990, segundo Alves de Paula. Outras três cidades do Brasil - São Paulo, Urberlândia e Goiânia - também contam o um modelo do BRT.

O sistema constitui-se de veículos articulados, que trafegam por vias expressas exclusivas aos ônibus, o que os torna mais rápidos do que o transporte convencional. Além de mais rápido, ele seria mais eficiente e confortável, promovendo embarques e desembarques mais agilizados, pois oferece plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos. O BRT ainda institui o pré-pagamento de tarifa, usando veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas que promovem a transferência entre rotas sem incidência de custo adicional, como já acontece no sistema aplicado em Sorocaba.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=293845


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