Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Unidades de Saúde tiveram pouco movimento na virada

Notícia publicada em 02/01/2012



Notícia publicada na edição de 02/01/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A

Com movimento considerado atípico, as Unidades Pré-Hospitalares de Sorocaba (UPH) foram pouco requisitadas na passagem de 2011 para 2012. Além do fraco movimento, tanto na unidade da zona norte quanto da zona oeste não houve registro de ocorrências graves. "Foi muito tranquilo, eu diria bem atípico", explica o médico plantonista Djalma Antônio Romero Cardoso, que iniciou seu plantão na UPH da zona norte às19h do dia 31 de dezembro.

De acordo com Cardoso, normalmente passam na unidade cerca de 120 pessoas, entre o sábado e o domingo, mas no feriado, esse total caiu para aproximadamente 80 pacientes, analisa ele, lembrando que as ocorrências foram típicas da época: machucados por conta de fogos, mal-estar, vômito, diarreia. O que fugiu à rotina foram os poucos registros de problemas com pessoas alcoolizadas. Cerca de 2 ou 3, segundo Cardoso.

Outro fato curioso apontado pelo médico é que na época de festas de fim de ano há aumento no número de pessoas que procuram a unidade para diagnosticar problemas que não existem fisicamente, mas são criados emocionalmente pelas pessoas. "Muitas pessoas que ficam em casa sozinha, passam essas datas longe da família, acabam procurando a unidade dizendo que estão com dor no peito, tremor, suor e acham que é alguma cardiopatia", esclarece ele, apontando a ansiedade como um dos fatores que desencadeiam esses sintomas.

Um bom exemplo foi o caso de S. R.. Ela estava acompanhando a filha na unidade da zona oeste, logo nas primeiras horas do 1º dia do ano. A explicação de S. foi um tanto inusitada: é que a filha estava sentindo dores no ombro desde o sábado e, como ela não havia caído, não levaram a dor muito a sério. "Achei que ela tivesse dormido de mal jeito e que ia passar, mas ela falou que não passou, então trouxe ela para cá, mas não sei o que é, nem se é alguma coisa", conta a mãe que, por conta das dores da filha, não pode comemorar muito a entrada do novo ano.

S. não precisou aguardar muito tempo para ser atendida, pois assim como na unidade da zona norte, a UPH da zona oeste também estava com movimento atípico, bastante calmo.

A enfermeira responsável, Juliana Maria de Góes, relatou rotina semelhante a que ocorreu na outra unidade. "O plantão foi bastante calmo, sem registro de pacientes em situações mais graves, foi bem mais calmo do que o normal para a data", relata ela, detalhando que os casos atendidos foram de torções, dores e pessoas alcoolizadas. Como explica a enfermeira, situação similar ocorreu também no Natal.

A chuva que caiu no decorrer do sábado e se estendeu durante as primeiras horas de 2012 também podem ter ajudado na calmaria das unidades. Para os profissionais da saúde, a chuva cria um ar mais "intimista" e as pessoas tendem a moderar nas comemorações e ficam mais dentro de casa.

No plantão

O movimento atípico de calmaria nas unidades foi comemorado pelos plantonistas. Mesmo assim, médicos, enfermeiros e atendentes precisaram completar o turno do plantão no local. E se não foi possível comemorar o novo ano com amigos e familiares, o jeito foi improvisar no local de trabalho, como explica Cardoso. "Ficamos olhando na televisão, fomos até lá fora ver os fogos, e logo voltamos para cá, pois já estamos acostumados. Não dá para ficar frustrado", relata o médico que já vinha se preparando "psicologicamente" para o plantão, pois há uma escala prévia dos profissionais.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=354837


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock