Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Um museu a céu aberto

Notícia publicada em 09/12/2010



O bairro da Vila Helena, na zona norte de Sorocaba, está mais colorido desde a conclusão, no início deste mês, do projeto Muros Limpos, que envolveu cerca de 90 alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Camargo César.

A ação, coordenada pela professora de artes Solange Junqueira, limpou das mentes dos alunos e da comunidade o preconceito contra uma arte ainda marginal, a grafitagem.

"É uma arte contemporânea que está saindo das ruas e ocupando os museus e as galerias de arte. Assim como o inverso também acontece", explica Solange.

Kelsu da Silva, 17 anos, foi um dos envolvidos no projeto e em três dias pintou uma parte do muro inspirando-se na arte romana. Para ele, a experiência foi gratificante. "O trabalho foi feito coletivamente e as pessoas que passam elogiam", afirma.
arte na rua

A professora Solange Junqueira(primeira à esq.) aliou teoria e prática, na disciplina de artes, na Escola Estadual Francisco Camargo César, da Vila Helena. Cada classe dividiu-se em grupos para estudar os movimentos artísticos.

Da mesma forma, as alunas Caroline Curucy, 18, e Daniela Pereira, 17, sentiram um bom retorno da comunidade. "Enquanto a gente pintava, as pessoas passavam e se ofereciam para ajudar", comenta Daniela.

Mas enquanto o trabalho estava sendo realizado, durante os horários da disciplina, houve uma outra abordagem. "Teve uma pessoa que passou e disse que ia chamar a polícia", conta Caroline.

Solange explica que o preconceito contra a arte do grafite ainda existe, mas iniciativas como essa, realizadas pelos alunos, buscam justamente uma reflexão. "É uma educação para o olhar", diz a professora.

Mudanças /O grafite surgiu na década de 60, com a população negra, nos guetos dos Estados Unidos, e de acordo com Solage, é uma linguagem de desenho do hip hop.

A professora aproveitou essa linguagem para trabalhar, com os alunos, os movimentos artísticos e a arte contemporânea. "Antes de irem para o muro, eles pesquisaram as principais características de cada movimento e fizeram os desenhos em cartolina para depois projetá-los no muro", explica.

O exemplo pedagógico deu certo, pois a iniciativa já frutificou. As senhoras do asilo, que fica próximo à escola já solicitaram à diretora Mara Cristina Calixto para que organize a grafitagem do muro da entidade.

Apoio
O projeto Muros Limpos recebeu patrocínio do programa Práticas Pedagógicas, da Secretaria Estadual de Educação;

Vernissage
Terça-feira (07), os alunos inauguraram o muro com a participação da comunidade com a exposição "A Arte e o Tempo", contando o processo do projeto;

Pesquisa
O professor de sociologia, Sérgio Cardoso, da mesma escola, pesquisará a repercussão, no bairro, da arte produzida pelos alunos, tendo como base o acolhimento e a interação entre escola e comunidade


Fonte: http://redebomdia.com.br/Noticias/Política/39516/Um+museu+a+ceu+aberto


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock