Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Outubro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba terá parques de energia eólica

Notícia publicada em 01/04/2013



Sorocaba terá parques de energia eólica

Uma fonte de energia limpa, que não polui, deve chegar nos próximos anos à região. Um levantamento feito pelo Governo do Estado de São Paulo aponta quais as áreas paulistas com mais incidência de vento, ideais para a instalação de parques de energia eólica. Sorocaba (SP) e Jundiaí (SP) estão entre elas.

As regiões de ventos mais fortes do estado ultrapassam a velocidade de 6 metros e meio por segundo e podem gerar energia limpa. As cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Amparo (SP), Jaguariúna (SP), Valinhos (SP), Vinhedo (SP), Itatiba (SP), Jundiaí e Sorocaba fazem parte deste grupo.

Em Sorocaba está uma das maiores fábricas de equipamentos para usinas eólicas do Brasil. A notícia metereológica impulsionou a expansão deste tipo de energia para além dos estados com maior potencial, como: Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O último mapeamento das regiões com potencial eólico no país foi em 2001. O estudo recente aponta ventos que podem gerar até 4,7 giga watts, no estado de São Paulo. 500 mega watts só em Sorocaba.

Hoje, o maior parque eólico do país está na cidade de Osório (RS), aonde a potência energética chega e 22,8 giga watts. Mas é no litoral nordestino que ficam as usinas com maior capacidade. A geração chega a 75 giga watts.

Em uma usina, o vento se transforma em energia elétrica da seguinte forma: a força do vento move as pás dos aero geradores. Dentro do gerador existem eixos que são movidos pela energia cinética dos ventos. A energia cinética é transmitida para um gerador que a transforma em energia elétrica.

Transportada por meio de cabos, até uma subestação coletora, a energia entra na rede elétrica.

Segundo Eduardo Leonetti Lopes, diretor comercial de uma fábrica de Sorocaba, o estado de São Paulo ainda não tem condições de competir com as regiões onde estão os maiores parques eólicos.

Lopes afirma que isso dificulta a implantação do projeto, já que a venda desse tipo de energia é feita por meio de leilões. Em contrapartida, é em Sorocaba que está a maior rede de fornecedores para a fabricação dos equipamentos.

O estado de São Paulo produz hoje 70% dos equipamentos para a geração eólica. Pelo estudo, o aproveitamento da capacidade do estado pode gerar cerca de R$ 14 bilhões em investimentos e 50 mil novos empregos.

Ainda não há prazo para que os primeiros parques eólicos sejam implantados no estado de São Paulo.


Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/04/sorocaba-e-jundiai-sp-terao-parques-de-energia-eolica.html


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock