Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Tempo seco deixa Sorocaba em alerta

Notícia publicada em 26/08/2010



Sorocaba tem há oito dias clima semelhante ao de deserto. A cidade, que registrou nesta quarta-feira (25) 16% de umidade relativa do ar, mantém desde o último dia 18 estado de alerta, segundo estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS) para registros entre 12% e 20%. O recomendável para saúde humana é acima de 60%. São 41 dias sem chuva. As informações são da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), com leituras de estação feitas de hora em hora. Na terça-feira houve o recorde da semana, quando o índice caiu abaixo de 10% entre 15h e 17h, o que colocou a cidade em alerta máximo. O porcentual real não foi divulgado porque os equipamentos de medição da companhia não são capazes de registrar quando a umidade cai abaixo de 10%.


Porcentuais abaixo de 12% são classificados como de "estado de emergência" pela OMS, o que foi evidenciado além de terça-feira, também na segunda e no domingo, quando a umidade relativo do ara mais baixa na cidade chegou a 10% e 11%, respectivamente, entre as 15h e 17h. De acordo com as leituras do órgão, o final da tarde tem sido o período mais crítico, com a maiores temperaturas e mais baixa umidade. Os dias têm sido quentes, com temperaturas máximas acima dos 31 graus, como ocorreu nesta quarta.

De acordo com os registros da estação da Cetesb em Sorocaba, quarta-feira o dia amanheceu com de 75% de umidade, às 7h, e às 15h chegou aos 16%, prosseguindo assim até o início da noite, praticamente sem registro de vento, quando o índice voltou a subir. No dia 17 de agosto foi a última vez que Sorocaba teve umidade mínima do ar superior a 30%, situação em que a prática de exercícios físicos.não oferece riscos ao ser humano, ao contrário de quando a umidade está abaixo dos 20%.


Os dados da Cetesb, que têm sido referência do governo do Estado, não divergem muito daqueles do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que registrou nesta quarta-feira na estação convencional localizada no bairro Vila Rica 22% de umidade no ar. Na leitura automática, na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), o Inmet registrou 13% de umidade nesta quarta-feira e 15% na terça-feira. Já a estação automática da Cetesb em Sorocaba fica na Escola Estadual Monsenhor João Soares, na Vila Lucy.


De qualquer forma, a Secretaria Estadual de Saúde tem solicitado cuidados extras dos cidadãos quanto à situação de atenção que permanece o Estado, uma vez que o tempo deve prosseguir quente e seco, pelo menos, até domingo. Segundo o meteorologista do Inmet, Franco Villela, há expectativa de chegada de frente fria, com possibilidade de chuva rápida, na segunda-feira. Dessa forma, hidratar-se com freqüência, bebendo mais água do que de costume e utilizar soro nas vias respiratórias são alternativas. A prática de esportes também não tem sido recomendada, mas sim a umidificação dos ambientes com toalhas molhadas, baldes de água e limpeza da casa frequente com pano molhado.


Cresce a venda de umidificadores


O clima seco tem feito crescer a venda de umidificadores de ar no comércio sorocabano. Os valores dos produtos variam de R$ 50 a R$ 300. O gerente de farmácia Denilson Vieira, disse que em uma semana vendeu os 20 aparelhos que tinha. "E o pessoal não para de ligar perguntando se tem", falou. O vendedor de uma rede de lojas, Oséas da Silva, destacou que o estoque todo foi vendido e outras 10 aquisições foram feitas pela internet. "A média tem sido três ao dia", continuou.

Já a funcionária de uma loja de produtos hospitalares, Silmara Mocinho, vendeu nos últimos dez dias todo o estoque de umidificadores. "Temos ainda alguns poucos produtos, a maioria de mostruário, de diversos valores. Temos encomendas feitas para semana que vem". E continuou: "Sempre vendemos umidificadores no outono e inverno. Mas este ano está demais". Junto dos demais colegas de trabalho, se beneficia de um umidificador industrial, colocado na loja. (Leila Gapy)


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=336486


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock