Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 11 de Dezembro de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Teatro sorocabano passa por renascimento com novos talentos

Notícia publicada em 10/05/2010



relação de Sorocaba com o teatro já ultrapassa um século, mas esse casamento passou por altos e baixos e hoje vive um momento de renascimento.

"Ser ou não ser", a clássica frase de William Sheakspare caracteriza a mais antiga arte de atuação criada pelo homem. Arte que o sorocabano não só aprendeu, como se fez referência. O teatro na cidade guarda uma história de glória, um passado e um presente de lutas e aponta para um futuro promissor.

A década de 60 marcou a melhor fase para os artistas dos palcos. A cidade fervia com o movimento de grupos artísticos. Ali surgiram nomes que firmaram a tradição, como Elvira e Afonso Gentil, Osório Moraes, Werner Rothschild, Pedro salomão José, Carlos Roberto Mantovani e Moisés Miatkwosky.

O grande momento da cidade veio em com a peça Júlio César, que teve alguns desses atores amadores em cena e conquistou todos os prêmios possíveis no Estado. "Até hoje nenhuma produção alcançou tanto sucesso", explica o coordenador do curso de Letras da Uniso e responsável pelo grupo de teatro Katharsis, Roberto Gill de Camargo.

Para ele, esse período foi essencial para que hoje o teatro seguisse com força dentro da cidade. "Quem viu ou participou desse período seguiu nas décadas seguintes e enfrentou as dificuldades."

Com a falta de incentivo financeiro do governo, as décadas de 80 e 90 deixou as produções teatrais um pouco adormecidas. era preciso dinheiro, patrocínio e boas bilheterias para montar uma peça.

A chegada do ano 2000 deu nova vida à essa arte sorocabana. Tudo porque a criação de Lincs (Leis de Incentivo à Cultura), tanto no município, como do governo, devolveram ao povo a chance de ver os atores nos palcos. "Dificilmente encontramos uma peça que não use verba pública." Só esta semana, pelo menos três peças gratuitas podem ser vistas na cidade. Agora, qual escolher? Eis a questão!

Alguns bravos sobreviventes
Cena do espetáculo que será apresentado neste sábado no Teatro do Sesi

Mesmo nos tempos de dificuldade e pouco investimento, uma institução contribuiu muito para manter o teatro em atividade em Sorocaba. Era no Sesi que boas sempre estiveram em cartaz.

Foi Sesi também que incentivou, no início deste século, o estudo da dramaturgia dentro das escolas com o Festival Estudantil de Teatro.

Além disso, o Serviço permite que produções de vários estados cheguem de graça a Sorocaba. É a Viagem Teatral, que garante duas sessões semanais de riso, choro, tensão e aprendizado.

Mas é claro que Sorocaba ainda tem muito o que crescer quando o assunto é teatro. O primeiro ponto apontado pelos profissionais como dificuldade é a falta de espaço tanto para ensaios como para apresentações. "Temos apenas um Teatro Municipal e poucos espaços alternativos", lamenta o diretor Mário Pérsico. "Dependemos da boa vontade de terceiros ou aqueles que podem pagar, alugam um local para seus ensaios."

Mário acredita que a prefeitura poderia ajudar oferecendo espaços, como de escolas, para os ensaios e apresentações aos fins de semana.

Saiba o que está em cartaz atualmente

Bodas de Sangue
Grupo: Núcleo de Artes Cênicas da Fundec
Quando: sexta-feira, às 20h
Onde: Fundec - rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro
Sinopse: a peça traz um texto e uma encenação dramática, densa, de grande intensidade emocional. As personagens vivem num mundo rural apresentado como sendo de grande violência e em que o recurso ao assassinato faz parte do cotidiano daquela gente. No enredo, uma garota está prestes a se casar, mas antes, era noiva de Leonardo e foge com ele no dia da cerimônia.

As Incríveis histórias de Mariazinha e seu Amigo Sol
Grupo: A Peste Companhia Urbana de Teatro
Quando: sábado e domingo, às 16h
Onde: Teatro do Sesi - rua Gustavo Teixeira, s/n, Mangal
Sinopse:todas as manhãs o Sol pede a Mariazinha, uma clown contadora de histórias, que conte uma das suas emocionantes histórias de infância. Para atender ao pedido do amigo, ela abre seu diário com suas melhores lembranças e faz reviver vários acontecimentos maravilhosos, como a fabulosa chegada da sua avó em um navio e o dia em que o primeiro circo chegou a sua cidade.

O Estrangeiro Misterioso
Grupo: Companhia Barracão da Vó
Quando: sábado e domingo, às 20h
Onde: Teatro Estação - avenida Afonso Vergueiro, 310
Sinopse:os pesquisou e experimentou durante oito meses a construção das cenas através da história do húngaro Luiz Matheus Maylasky.


Fonte: http://www.redebomdia.com.br/Noticias/Viva/19582/Teatro+sorocabano+passa+por+renascimento+com+novos+talentos+surgindo+e+grandes+nomes+lembrados


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 11/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 12/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/12/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock