Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Sorocabana dará aulas a crianças na Etiópia

Notícia publicada em 03/01/2012



A sorocabana Maria Ligia Conti embarcará para a Etiópia no dia 25 deste mês, onde deve passar um ano dando aulas a crianças de 3 a 5 anos e conhecendo diversas tribos do país. Ela também pretende arrecadar donativos para enviar à nação. Apaixonada pela cultura africana, Maria é membro do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab) da Universidade de Sorocaba (Uniso), formada em letras português e inglês, e mestre em educação.

Após concluir uma dissertação que abordava a imagem dos afro-descendentes nas obras didáticas da época, Maria Ligia decidiu aprofundar seus conhecimentos sobre os africanos. A escolha pela Etiópia teria sido motivada pela história do país. "É a única nação do continente africano que nunca foi colônia. Ao contrário dos outros países da África, não há influência européia em sua cultura. Costumo dizer que a Etiópia é o país mais africano que existe", explica.

O desejo de conhecer o país surgiu em 2010, mas teve de ser adiado devido à falta de incentivos financeiros. Maria Ligia já mantinha contato com um professor da Universidade de Addis Abeba, capital do país, com quem pretendia desenvolver uma pesquisa ligada a educação nas tribos africanas. "Quando percebi que não conseguiria ajuda, comecei a procurar empregos em Addis Abeba, e encontrei essa escola chamada Gibson Youth Academy". Apesar de ser um trabalho voluntário, a instituição oferece alimentação, alojamento e uma ajuda de custo aos funcionários. A escola, que atende desde a pré-escola até o ensino médio, ensina gratuitamente 6.000 crianças. "A escola foi criada por uma americana chamada Gibson,que é casada com um etiopiano. Graças à ela, muitos alunos conseguem bolsas de estudos em universidades dos Estados Unidos", conta a professora.

A preparação para a viagem incluiu tomar oito vacinas diferentes. "Infelizmente não existe vacina para malária, que não ocorre na capital, mas é comum nas tribos. Vou precisar utilizar repelentes e roupas com mangas compridas", conta. Maria também testou diversas receitas etiopianas, para acostumar seu paladar aos alimentos servidos no país. "Gostei da comida. A alimentação lá é basicamente pastosa, e as pessoas comem com as mãos, mesmo nos restaurantes", explica. A comunicação de Maria Ligia, que tem 56 anos, como os filhos de 30 e 31 anos, deverá ser complicada. A internet do país é discada e costuma falhar com frequência, ficando indisponível por até três dias.

Solidariedade

Maria está arrecadando material escolar, brinquedos e livros em língua inglesa para as crianças da escola, e procura camisetas e chinelos para as pessoas das tribos. Apesar de já ter enviado sete caixas com donativos para a Etiópia, Maria ainda não conseguiu enviar tudo que arrecadou. O problema é o valor do transporte, o custo para enviar uma caixa de 10kg é R$ 218,50. A professora busca donativos, mas também pessoas interessadas em contribuir com dinheiro para possibilitar o envio das doações à Etiópia. Quem quiser ajudar pode levar os donativos à biblioteca da Uniso, no câmpus Cidade Universitária, até o dia 10 de janeiro ou enviar um e-mail para a professora: marialigiaconti@gmail.com.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=355108


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock