Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Sorocaba tem 60 m2 de cobertura vegetal por habitante

Notícia publicada em 17/11/2010



Sorocaba tem mais de 60 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante. Um total de 110.338 árvores foram identificadas em passeios públicos (ruas), segundo dados levantados este ano pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com a parceria da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). O estudo registrou também cinco mil árvores em canteiros centrais e outras trinta mil em jardins e quintais. A estimativa de arborização urbana do município deste ano é mais apurada, com informações de áreas de fragmentos florestais e de mata ciliar, explicou a secretária de Meio Ambiente, Jussara Carvalho.

O índice do ano passado era de 24,58 metros quadrados de copa de árvore por habitante. Jussara informou que o estudo é feito por meio de amostragens e imagens de satélite. "Esse número é bem interessante porque mede efetivamente o que tem de sombreamento de árvore adulta, então você tem um índice para árvores de porte grande, de porte médio e de porte pequeno." Ela esclareceu que o índice é um número médio e não reflete as diferenças entre as regiões dentro da cidade. Outro dado divulgado no ano passado trata do índice de vegetação nas zonas oeste e sul, que é maior que da zona norte.

Ela explicou que a partir dos índices do ano passado que a Sema definiu uma área da zona norte para receber o megaplantio, que ocorre no próximo dia 5 de dezembro, a partir das 9h, iniciativa da Prefeitura com o apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul. O salto nos números da vegetação foi destacado: de 24,58 para 61,14 m2, após o aprimoramento da metodologia, com a inclusão da mata ciliar e de fragmentos florestais, principalmente na área urbana e zona industrial. Ela explicou que em 2009 foi realizado o primeiro plano de arborização da cidade, mas este ano está sendo realizado um inventário para saber a saúde de cada árvore. "A gente vai aprimorando e futuramente deve ter uma radiografia bem fiel da situação das árvores."

A secretária acredita que a partir dessa ação, o megaplantio, as diferenças serão efetivamente sentidas no município. Jussara comentou que o município tem muitas áreas verdes e um clima muito quente, mas com essas árvores constituídas esse clima poderá amenizar. O megaplantio faz parte da meta dos 500 mil mudas até o ano de 2012. Mas existem metas até 2020, quando Sorocaba deve atingir 846 mil mudas, calculou a secretária. Até o ano que vem o plano prevê 123 mil árvores no perímetro urbano, e na área rural pelo menos 100 mil, informou o biólogo e gestor ambiental Maurício Tavares da Mota.

O gestor ambiental ressaltou que existe uma resolução da Secretaria do Meio Ambiente do Estado que objetiva a diversidade de espécies para um melhor equilíbrio da natureza. "Existe uma lista bem extensa de espécies para essa região." São mais de oitenta espécies, acrescentou ele. "A diversidade é importante." Tavares contou que a diversidade de espécies evita prejuízos caso alguma espécie seja acometida por doenças, por exemplo. Além disso a diversidade pode atrair diferentes faunas e floras, justificou. Sorocaba é trajeto de migração de pássaros que podem ser mapeados, observou Jussara. Futuramente o município pode ter até mesmo diagnóstico de uma fauna bem mais rica, destacou ela.

Corredor de conectividade

Entre novembro do ano passado e setembro deste ano foram plantadas 45.730 mudas em áreas urbanas, informou o gestor ambiental Maurício Tavares. As mudas de várias espécies foram plantadas principalmente em parques da cidade. Algumas iniciativas tiveram a parceria de organizações não governamentais como a Amainan, que também é responsável pelo monitoramento e manutenção da planta, inclusive a substituição se necessário, explicou Jussara. A parceria tem duração de dois anos, dentro do projeto Pé de Planta. "Uma boa manutenção protege até de uma queimada", destacou ela.

Tavares ressaltou que a queimada é uma das preocupações da equipe da Sema. A secretaria atua mais na recuperação de áreas degradadas e áreas ciliares, dentro de um projeto que envolve o corredor de conectividade, comentou Jussara. Ela ainda explicou que o município tem muitos córregos. "A malha hídrica é super extensa. Se tiver acompanhando cada uma dessas áreas verdes, essa mata ciliar recuperada você tem um corredor na cidade que vai em todos os bairros." Jussara informou que é necessário recuperar 3.400 hectares de área ciliar no município.

O gestor ambiental explicou que a área urbana soma 6.200 hectares de área ciliar e 2.800 de área com mata ciliar. "Então tem que recuperar essa diferença", observou. "Se a gente recuperar vai ter corredores de conectividades de fauna e de espécies de árvores", finalizou a secretária do Meio Ambiente.

SERVIÇO:

O megaplantio tem o objetivo de plantar 50 mil novas mudas de árvores em uma hora, em áreas de preservação da zona norte de Sorocaba. Ela está programada para ocorrer no próximo dia 5, a partir das 9h, com a participação de voluntários. Cada um deve plantar dez mudas no período de sessenta minutos. A sociedade fará o plantio de 80 espécies de mudas do cerrado e da mata atlântica, sendo 30% delas frutíferas, como amora, jaca, goiaba e ingá. Os interessados em participar podem se cadastrar gratuitamente pelo e-mail megaplantiosorocaba@gmail.com.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=366304


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock