Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 27 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Sorocaba realiza campanha contra a Aids

Notícia publicada em 01/12/2010



A Secretaria de Saúde de Sorocaba encerra hoje, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, a Campanha Fique Sabendo 2010 - que tem por objetivo incentivar a realização de testes de HIV. Promovida pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) desde o dia 16 de novembro, a campanha já realizou 671 exames locais e os resultados ainda serão divulgados. A intenção é examinar o maior número possível de pessoas e, identificando portadores do vírus, iniciar de imediato o tratamento médico para que possam ter uma vida saudável e evitar a disseminação do vírus. Além dos 30 Centros de Saúde, que atenderão das 7h às 16h30, os testes podem ser feitos também na praça Cel. Fernando Prestes, entre 8h e 18h, e no Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), na rua da Penha, 770, que ampliou horário hoje, das 7h30 às 20h. O Sesc também realizará na praça central, duas apresentações de peça educativa, uma às 11h e outras às 15h. E para chamar a atenção das pessoas, um imenso laço vermelho (símbolo da luta contra a Aids) estará hoje no prédio da Usina Cultural.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids de Sorocaba, Maria Tereza Dib, o diagnóstico precoce, feito o quanto antes da manifestação da doença, é importante para evitar que a pessoa infectada que desconhece sua condição, contamine outras pessoas. Além disso, o diagnóstico pode possibilitar maior eficácia no tratamento. Segundo ela, uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ao menos 0,6 % da população brasileira tenha o vírus e muitas dessas pessoas não sabem que estão contaminados.

A coordenadora destaca que o acesso ao tratamento e à informação tem possibilitado melhor qualidade de vida aos soropositivos. Maria Tereza explica também que mesmo as pessoas que recebem resultado negativo precisam de orientação. "Se a pessoa teve algum tipo de exposição precisa ser orientada para aderir à prevenção. Para isso, é necessário uma mudança de hábitos para que não haja uma nova exposição ao risco", diz. Além disso, ela destaca que atualmente 100% do país tem acesso ao tratamento.

"É diferente do início da década de 90, quando as pessoas infectadas morriam pouco depois do diagnóstico. Atualmente as pessoas vivem e convivem com o HIV. Essa nova geração, jovem, não viveu a pandemia, mas ainda convive com o preconceito", observa. Até por isso, disse ela, o programa federal deste ano, para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, levantou a bandeira contra o preconceito com o slogan "Antes me escondia para morrer, hoje me mostro para viver". Segundo Maria Tereza, as duas campanhas, estadual e federal, tem importância pontual no combate à disseminação do vírus.

Fique Sabendo!

Além da campanha Fique Sabendo, realizada desde o dia 16 de novembro, o Coas Sorocaba realiza cerca de 400 exames mensais. Em 2009, O Programa Municipal de DST/Aids realizou mais de 13 mil exames de HIV na cidade. Deste total, mais de 5.300 exames foram feitos em gestantes; o Coas realizou 2.754 exames e o Ônibus da Mulher fez outros 2.254 exames. Já as 30 unidades básicas de saúde fizeram 1.070 exames. Em 2008 foram somados 5.333 de exames, o Coas foi responsável por 2.988 exames, o Ônibus da Mulher realizou 748 atendimentos e os Centros de Saúde da cidade fizeram 1.056. Desde 1985 a cidade registrou 2.947 diagnósticos positivos, sendo que 60% estão vivos.

Sesc

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Sesc Sorocaba, em parceria com o Grêmio União Recreativo e Prefeitura de Sorocaba, apresenta o espetáculo "Hoje tem Visita!", onde atores formam um casal de pais super corujas, espalhafatosos e divertidos, que decidem visitar seu filho quando ele vai namorar na praça. Sabendo das segundas intenções desse relacionamento, eles darão dicas sobre amor, sexo e prevenção, abordando os cuidados que todos devem ter nas relações sexuais. A intenção é ensinar e sensibilizar o público. A atividade gratuíta acontecerá hoje em dois momentos na praça Cel. Fernando Prestes, uma às 11h e outra às 15h.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=38&id=370950


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock