Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 23 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Sorocaba produz mais de 650 mil pães por dia

Notícia publicada em 08/07/2011



Notícia publicada na edição de 08/07/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A

Mais de 650 mil pães do tipo francês são feitos em Sorocaba todos os dias por cerca de duzentas padarias existentes na cidade. A informação é do presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Sorocaba, Paulo Bacelli, que afirma que, embora o número de pães produzidos diariamente seja pouco para uma cidade com quase 600 mil habitantes, o setor de panificação está firme e emprega mais de 5 mil funcionários, desconsiderando os indiretos. No inverno, segundo ele, a situação para as padarias melhora, pois as pessoas consomem mais pão. Não necessariamente o tipo francês, outros também. No trato com os clientes, as padarias continuam com a mesma tradição: "As padarias são boas para os clientes por causa do pãozinho, enquanto para o padeiro e para o comerciante é o calor humano das pessoas."

Paulo Bacelli diz que o consumo per capita de pão francês no Brasil é 50% menor que na Argentina. "Nós temos a tradição do pãozinho todos os dias, eu, por exemplo, como uns quatro, se deixar, mas ainda perdemos para a Argentina", comenta o presidente do sindicato. De uma forma ou de outra, Bacelli destaca que o filãozinho sempre está no cardápio brasileiro. Boa parte da farinha de trigo usada pelos padeiros para fazer o pão é importada da Argentina, outra parcela vem do Canadá e dos EUA. No Brasil, são produzidos anualmente 3 milhões de toneladas de trigo, mas o consumo ultrapassa a produção: entre 12 e 15 milhões de toneladas. "Nosso solo não é bom para cultivar o trigo, por isso, precisamos importar", afirma.

Duas décadas

Há duas décadas, o bairro do Éden ganhava uma nova padaria. Era a Barão do Éden. Inaugurada em 6 de novembro de 1987 pelo comerciante Ernani Martins Lourenço, que hoje está com 83 anos, a panificadora era um sonho desse homem. Quem lembra a história é o filho dele, César Ernani Rodrigues Lourenço, de 42 anos. "Meu pai sempre quis ter uma padaria aqui no Éden, na Zona Industrial", destaca. A padaria começou com 12 funcionários e hoje emprega 27, entre eles o gerente Marco Aurélio Pereira, de 41 anos.

Ele informa que a padaria produz, diariamente, de 7 a 8 mil pães do tipo francês, usando oito sacos de 50 quilos durante o período de produção. A padaria não vende apenas pão, oferece também uma infinidade de produtos aos clientes. Tem uma mercearia pequena e uma lanchonete. Além dos clientes diários, a padaria produz ainda para 47 empresas da Zona Industrial.

Sebastião Lacerda, de 67 anos, trabalha como padeiro na Barão há seis anos, porém, faz pão desde os 13 anos. "Meu primeiro emprego foi em uma padaria, no balcão, mas depois me interessei por fazer pão e aprendi", relata o padeiro nascido em Lins. Já trabalhou em muitas padarias e perdeu a conta de quantos pães já produziu: "Muito, muito...". Afirma que o segredo do pão gostoso está nas mãos do padeiro e não da farinha. "Tem de fazer com amor, carinho e muita dedicação", ensina a fórmula.

Jantar tradicional

O tradicional jantar para comemorar o Dia do Panificador acontecerá no dia 16 de julho, a partir das 20h30, no salão de festas do Monteiro Lobato. Esta é a 20ª edição. São esperadas cerca de mil pessoas. Mesa de frios, risoto de camarão, bacalhau à portuguesa estão no cardápio da noite, montado pelo buffet Strauss. A Banda Café Brasil animará a festa. Convites pelo telefone (15) 3227-8444, a partir das 9h.


Fonte: https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 23/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock