Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Sorocaba inaugura hoje Parque Tecnológico

Notícia publicada em 04/06/2012



Solenidade será às 18h, no Núcleo Central, com a presença do governador Geraldo Alckmin e autoridades locais

Notícia publicada na edição de 04/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno B - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Com investimentos de aproximadamente R$ 70 milhões, na sua primeira fase de obras, aplicados pelos governos municipal e estadual, será inaugurado hoje, às 18h, o Núcleo Central do Parque Tecnológico de Sorocaba ""Alexandre Beldi Netto"" (PTS) - localizado a 2 quilômetros do Km 99 da rodovia Castello Branco. O evento terá as presenças do governador Geraldo Alckmin (PSDB), de secretários de Estado, entre outras autoridades, e também especialistas do Brasil e do Exterior. O empreendimento homenageia um dos maiores empresários da cidade, Alexandre Beldi Neto, fundador do Grupo Splice, já falecido.

Uma conferência internacional em Inovação em Parques Tecnológicos, com a participação de vários palestrantes estrangeiros, marcará o início das operações do PTS. O prédio tem 11 mil metros quadrados de área construída e vai abrigar os laboratórios de pesquisas das universidades e institutos, além de dispor de auditórios para 800 pessoas, centro de convivência, bancos, restaurantes e administração.

Com quase um milhão de metros quadrados ao todo, o PTS se diferencia de outros parques tecnológicos por não abrigar o setor produtivo das empresas, mas sim seus laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Diferente da maioria dos empreendimentos do gênero, ele reunirá em um mesmo ambiente dez universidades distintas, além de escritórios de entidades certificadoras e registro de marcas e patentes. "A ideia é que funcione como um ""poupatempo"" da inovação, que facilite o trabalho de certificação e patente", explica o prefeito Vitor Lippi (PSDB).

Fomento à pesquisa

Vocacionado para os setores automotivo, metalmecânico, eletrônico, eletroeletrônico e TIC, o modelo adotado para o parque sorocabano é resultado de conceitos aplicados em vários projetos visitados na França, Inglaterra, Dinamarca, Estados Unidos e também do Brasil. A Pontifícia Universidade Católica (PUC), entre outras atividades, pretende desenvolver pesquisas na área de biomedicina, bioengenharia, certificação de produtos e patentes, assessoria jurídica e aparelhos artificiais. Conforme Lippi, dos parques visitados foram absorvidas as melhores iniciativas e adaptadas para a realidade de Sorocaba e região.

O Parque Tecnológico de Sorocaba integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, que engloba 30 projetos em implantação em várias cidades. Será o segundo do Estado a receber o credenciamento definitivo. Para o prefeito, o Parque Tecnológico, aliado com a entrada em operação da montadora Toyota, representa um novo ciclo econômico para Sorocaba e região. ""Atenderá a nossa indústria, mas também o pequeno empresário de todo o sudoeste do Estado, e terá como finalidade fortalecer as cadeias produtivas da região, proporcionando o desenvolvimento econômico por meio da transformação do conhecimento em riqueza"", afirma Lippi.

""A expectativa é de que o Parque Tecnológico de Sorocaba fortaleça ainda mais a economia local e regional, com o desenvolvimento tecnológico de suas empresas, possibilitando a manutenção e a geração de novos empregos com melhores salários, elevando e melhorando a qualidade de vida da população"", salientou o prefeito. Os parques tecnológicos em funcionamento no Brasil geram, em média, entre 4 e 5 mil empregos cada, com salários muito superiores ao de profissionais do mercado.

Universidades e instituições

Entre as universidades e instituições que deverão ter seus laboratórios de pesquisas no Parque Tecnológico de Sorocaba além da PUC-SP, estão: Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Mauá, Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Faculdade de Tecnologia (Fatec-SP), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) e Universidade de Sorocaba (Uniso). Também está em negociação a instalação do laboratório de testes automotivos, Cras-Test, pela Fundação Ricardo Franco - Instituto Militar de Engenharia. O ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, em recente visita a São Paulo, onde se encontrou com o prefeito Vitor Lippi prometeu-lhe o empenho do governo federal na implantação desse laboratório que servirá a todas as montadoras do país.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=392379


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock