Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Sorocaba ganhará 50 mil mudas de árvores

Notícia publicada em 11/11/2010



Sorocaba vai receber, de uma só vez, o plantio de 50 mil mudas de árvores, número que representa um quarto do total existente hoje em dia no município. O mega plantio será realizado, às 9h do dia 5 de dezembro, no período de uma hora, em áreas de preservação na Zona Norte, região da cidade com menor índice de vegetação, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A ação ecológica vai contar com a adesão da população, convidada a promover o plantio. A iniciativa realizada pela Prefeitura faz parte do Plano de Arborização Urbana e conta inclusive com o apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul. Com este mega plantio a cidade passa a contar com 100 mil novas árvores neste ano. A meta é realizar o plantio de 500 árvores mil até 2012.

O Plano de Arborização Urbana tem como objetivo ampliar e organizar de forma sustentável o plantio de arvores no município. Ele estabelece diretrizes, princípios e metas para alcançar melhorias na arborização, além de estimular a participação da população neste processo, que buscar assegurar melhor qualidade de vida. E justamente dentro desses princípios que vamos realizar o mega plantio, que terá o envolvimento direto da sociedade", ressalta o prefeito Vitor Lippi (PSDB).

De acordo com o prefeito, no dia do evento, serão plantadas 80 espécies de mudas do cerrado e da mata atlântica, das quais 30% frutíferas, entre elas de amora, jaca, goiaba e ingá. O plantio será feito em áreas públicas e de preservação localizadas nas margens do rio Sorocaba, que passam pelos bairros Jardim Santa Marina 1 e 2, Jardim Santa Lúcia, Parque das Paineiras, além de uma região no final da avenida Ulysses Guimarães.

A expectativa é mobilizar cerca de 5 mil pessoas para participar do evento. Cada uma deverá plantar 10 mudas no período de 60 minutos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por email (separ@sorocaba.sp.gov.br). "Apesar do cadastro prévio, nós vamos levar mudas a mais e as pessoas que não se cadastraram e forem ao local poderão participar também. Serão disponibilizados 50 ônibus que passarão em pontos específicos espalhados pela cidade para levar os participantes cadastrados até os locais de plantio", disse Lippi, que concluiu: "Quem participar além de receber camisetas alusivas ao dia, também ganhará certificado, lanche, suco e mudas para levar para casa. Além disso haverá um show".

Detentos e egressos

A secretária municipal de Meio Ambiente, Jussara Carvalho, destacou que as mudas nativas foram doadas pela Universidade de Sorocaba (Uniso), que possui um viveiro com uma diversidade de espécies, enquanto que as demais foram preparadas por detentos das penitenciárias da cidade. Depois do plantio, as mudas terão acompanhamento dos egressos do sistema prisional. "Isso tem sido muito importante para Sorocaba, que é piloto no Estado, em pensar os presídios como um grande viveiro de plantas; de contribuição para o meio ambiente. Essas mudas estão sendo formadas desde o primeiro trimestre deste ano, ou seja, têm seis meses em média", disse a secretária. "Tão importante quanto o plantio, é o valor que o projeto agrega para a população, no sentido da participação, de consciência ambiental, de melhoria de autoestima da cidade. Isto é cidadania", avaliou Lippi.

O presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) destacou que ações como o mega plantio são louváveis e caminham para tornar a cidade cada vez com mais qualidade de vida, mesmo diante de um desenvolvimento intenso registrado nos últimos anos. "Não basta apenas falar que a gente quer preservar, é importante ter atitude. E essa é uma atitude; uma responsabilidade de todos em preservar o meio ambiente. De fazer uma Sorocaba que nos dá mais orgulho em morar", ressaltou.

Censo arbóreo

Segundo levantamento da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a cidade tem 24,58 metros de copa de árvore por habitante. São 207 mil ao todo. O estudo apontou que, em Sorocaba, há baixa diversidade de espécies, sendo que a maioria delas está com idade avançada. O levantamento concluiu que 42.400 árvores estão em áreas de passeios públicos (ruas), 5 mil nos canteiros, 6.066 em praças, 12.916 nos parques, 30 mil em jardins e quintais de residências, além de que 353,6 hectares de árvores estão nas áreas verdes da Zona Industrial. "O levantamento foi feito por meio de imagens de satélite. Isso foi medido e contado, além de amostragem", destacou Jussara.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=364503


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock