Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Sorocaba é uma das cidades menos acessíveis do país

Notícia publicada em 30/05/2012



Calçadas com rampas estão em só 3,7% dos domicílios

Notícia publicada na edição de 30/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Daniela Jacinto
daniela.jacinto@jcruzeiro.com.br

Apenas 3,7% dos 175 mil domicílios urbanos de Sorocaba contam com calçadas com rampas de acesso para pessoas com deficiência em suas quadras ou quarteirões. O índice está abaixo da média nacional, que é de 4,7%. Aqui na cidade, 95,69% dos domicílios não possuem essa facilidade. A existência de rampas foi contabilizada por um levantamento do IBGE, divulgado na última sexta-feira, que revela as "características urbanísticas do entorno dos domicílios", como parte do Censo 2010.

Em Sorocaba, segundo os dados apurados, 548.508 pessoas (não necessariamente com deficiência) têm dificuldades de locomoção. Há de se destacar que nenhum município brasileiro teve índice de 100% de rampas de acesso. Jaguaribara, no Ceará, é a cidade mais acessível, com 75,5% de rampas. No Estado de São Paulo, a cidade de Santa Cruz da Esperança é a que tem mais rampas para cadeirantes, com 61,2%. No Brasil, 1.345 municípios não contam com rampas, porém muitos provavelmente nem tenham calçadas.

Conforme o IBGE, os dados obtidos são referentes à existência de pelo menos uma rampa em cada uma das quatro quadras que compõem um quarteirão, ou seja, se faltou uma rampa em um quarteirão, não foi contabilizado como acessível. Também o levantamento do órgão não analisa a qualidade da calçada. Denilza Dias da Cruz, presidente da Associação dos Deficientes da Região de Sorocaba (Aderes), lamenta que Sorocaba ainda não esteja adaptada aos deficientes. "Em alguns locais ninguém consegue entrar devido à altura da rampa, então ainda falta conscientização... Acredito que muita coisa tem melhorado, mas ainda falta outro tanto a ser conquistado", reflete.

Ela recorda que antigamente tinha um padrão para as calçadas que hoje em dia não é obedecido. Na sua opinião, a Prefeitura deveria estabelecer uma fiscalização para quem descumprisse a norma. "Tem gente que coloca piso frio na calçada, que é escorregadio, e ainda há os que fazem rampa para a garagem e, consequentemente, deixam a calçada com desnível, o que é um perigo, tanto para idosos como para cadeirantes e deficientes visuais", observa.

A Aderes é uma entidade que atua na habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, oferecendo serviços de fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia. "Preparamos a documentação para o Passe Livre, para viagens interestaduais, e também atuamos na colocação de deficientes no mercado de trabalho, aliás muitas empresas estão nos procurando e estamos com falta de currículo. Não cobramos nada para fazer o encaminhamento", afirma.

Denilza explica que a entidade também estimula os deficientes a fazerem denúncias formalmente de comércios e outros estabelecimentos que não tenham acessibilidade, para que sejam providenciadas mudanças. "As dificuldades estão em toda parte, não apenas na rua, mas nos restaurantes, cinemas, lojas, mesmo as de shopping", lembra.

Conselho Municipal

Sorocaba tem um Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que atua na cidade desde 2002, porém o órgão é consultivo e não deliberativo, ou seja, é apenas opinativo e não tem poder de decisão. Ivo Peres, presidente da entidade, lamenta que o órgão seja apenas consultivo e ainda por cima "pouquíssimo consultado". "Pouco podemos fazer, não podemos exigir nada... Temos de ficar esperando que nos chamem. Uma das brigas nossas, no bom sentido, é nos tornarmos deliberativos, para conseguirmos ter mais atuação", afirma.

Outra esperança é que seja criada a Secretaria da Pessoa com Deficiência, assunto que já foi levado para discussão na Câmara de Vereadores e que ainda vem sendo discutido. "Vamos brigar por isso", diz. Ivo observa que as questões dos deficientes são sempre deixadas para depois. "Realizamos a 3ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência e solicitamos poder entregar nas mãos do prefeito um relatório sobre o que foi decido, mas estamos esperando essa oportunidade até agora", lamenta.

Obedecendo às normas

Questionada sobre a pouca acessibilidade do município, a Prefeitura de Sorocaba informa que vem observando as normas de acessibilidade determinadas pela legislação em todos os projetos desenvolvidos e obras públicas em andamento, sejam de reurbanização e implantação de espaços públicos; reformas, ampliações ou construções de prédios públicos, como escolas e unidades de saúde; implantação, duplicação e reurbanização de avenidas; e construções, reparos ou manutenções de calçadas.

Um exemplo é a obra no piso do Centro, que teve um projeto específico referente à acessibilidade. Outro exemplo citado pela Prefeitura é a construção do banheiro público na praça Cel. Fernando Prestes, que contará com dois sanitários adaptados, um masculino e outro feminino.
Outro próprio municipal que está sendo construído com total acessibilidade é o Clube do Idoso, localizado ao lado do Centro Esportivo André Matiello, em Pinheiros.

Há ainda o prédio do Centro de Referência em Educação, que contou, desde a concepção, com orientação e apoio técnico do Instituto Paradigma, referência quando o assunto é a inclusão. O resultado é uma estrutura física 100% acessível. Do estacionamento aos ambientes internos, permite o acesso de cadeirantes, idosos, obesos e deficientes visuais, entre outros.

A Prefeitura também lembra que os prédios das duas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), dos Prontos-Atendimentos (PAs) e da Policlínica atendem as normas de acessibilidade. A maioria dos prédios das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) igualmente é adaptada às pessoas com deficiência e as UBSs que ainda não são adaptadas passarão por reforma.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=391113


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock