Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Sorocaba e região enfrentam geadas

Notícia publicada em 29/06/2011



Notícia publicada na edição de 29/06/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 11 do caderno A

Leila Gapy
leila.gapy@jcruzeiro.com.br

A massa de ar polar que cobriu Sorocaba ontem e fez os termômetros despencarem surpreendeu os sorocabanos e moradores da região. Os registros de temperaturas baixas logo pela manhã alcançaram o recorde dos últimos dez anos. Em Sorocaba o auge do frio foi constatado entre às 6h e 7h com 3,2ºC na Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que fica na Faculdade de Tecnologia (Fatec), no alto da Boa Vista. Na região, o recorde foi registrado em Mairinque, com -2ºC. São Miguel Arcanjo teve -1,3ºC no mesmo período. A massa de ar polar que começou a perder força, também proporcionou geadas ontem, registradas por vários moradores. A previsão para hoje ainda é de frio, mas de temperaturas mais quentes que nos últimos dias. Hoje as marcas devem oscilar entre 6º e 23ºC e a próxima madrugada ficará na casa dos 13ºC. Essa previsão não deverá se alterar pelo menos até sábado, quando deve voltar a chover e a fazer frio.

De acordo com o Inmet, Sorocaba registou ontem 3,2ºC, a madrugada mais fria do ano. Até então o último dia 30 de maio tinha sido o mais frio de 2011, com 6,4ºC. No ano passado o recorde foi de 6,2ºC numa madrugada de inverno. Antes, o recorde era de 5,2ºC registrados em agosto de 2004. Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, a estação da Fatec foi estabelecida em 2002 e antes disso não há registros precisos de Sorocaba. Porém, ele lembrou que o inverno de 2000 foi o mais rígido no Estado e a região contou com temperaturas baixas. "É possível afirmar sim que ontem foi o dia mais frio dos últimos dez anos na região", disse. Segundo a estação da Cetesb, que fica no Cerrado, por volta das 7h, o registro era de 5ºC. Schneider explica que regiões de baixada e vales são as que mais registram geadas, pois o ar frio é pesado e desce a partir do meio da madrugada.

"Por conta disso é possível verificar gelo e orvalho pela manhã", disse ele que completou, lugares altos já registram temperaturas mais baixas por conta da sensação térmica, proveniente, principalmente, dos ventos. Fatores que explicam a oscilação entre os registros de temperaturas e geadas localizadas, como as de Sorocaba, que estão na classificação de "moderadas". Situação semelhante ocorreu na região. Na estação da Floresta Nacional de Ipanema (Flona) o registro foi de -0,1ºC, também entre 10h e 11h de ontem. Em Tatuí, o frio chegou aos 3,8ºC segundo a Cetesb, e os termômetros de Mairinque alcançaram o zero grau no início da madrugada de ontem. Locais onde também ocorreram geadas. Segundo o meteorologista, locais de florestas e mais ao sul do Estado, como a localização de São Miguel Arcanjo, no Vale do Ribeira, também foram drasticamente atingidas pela massa de ar polar. A geografia, disse o especialista, possibilitou os registros mais baixos.

De acordo com Schneider, a meteorologia tem indicado que o inverno sorocabano e em todo o Estado deverá ser de oscilação entre dias de intenso frio e de calor. "Acreditamos que será como já tem sido, alguns dias quentes e depois muito frio. Para os próximos dias, a temperatura deve elevar e oscilar entre 13º e 24ºC durante o dia. Mas há previsão de chuva e nova queda da temperatura, em toda a região, no próximo final de semana", disse ele.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=310465


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock