Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 15 de Julho de 2019

NOTÍCIAS



Sorocaba - Semana tem informação contra o preconceito

Notícia publicada em 24/08/2011



Notícia publicada na edição de 24/08/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A

Leila Gapy
leila.gapy@jcruzeiro.com.br

Com o desafio de espalhar informação para ampliar os atendimentos, as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de todo país promovem, até a próxima sexta-feira, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para isso, Apaes de Sorocaba e Votorantim contam com programação intensa, voltada à comunidade e também aos pacientes e familiares. A Semana é uma iniciativa da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e acontece há 47 anos. Neste ano, a expectativa é que as informações evitem o preconceito e promovam a inclusão, cada vez mais. A programação teve início na última segunda-feira.

Não há estimativas recentes quanto ao número de pessoas com deficiências no Brasil. No censo 2000, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou que seriam cerca de 24 milhões de pessoas, cerca de 14% da população total da época. Porém, a expectativa das entidades é de que os deficientes hoje somem 10% da atual população brasileira, que tem mais de 192 milhões de pessoas. Por conta do número de pacientes, o principal problema das entidades é não conseguir atender a alta demanda de crianças que precisam do auxílio, principalmente de acesso ao ensino fundamental.

A diretora da unidade votorantinense, por exemplo, Georgina Staduto, assume que, apesar da Apae local existir há 19 anos e atender 170 pessoas, há uma fila crescente de pacientes à espera de atendimento. "Somente nós contamos com pouco mais de 20 pessoas na fila. Mas não temos condições de atendê-los. Há número exato para frequência em sala de aula do ensino fundamental", explica ela, que admite: aos pacientes que não são atendidos nas associações resta o atendimento municipal, por vezes, não diferenciados.

"Muitas escolas fazem um ótimo trabalho. Mas o atendimento nas Apaes é especializado para os deficientes. Pedimos paciência por parte dos familiares que estão na espera por vagas", informa ela, referindo-se às atividades multidisciplinar, com reabilitação motora, equoterapia, disponibilidade de fonoaudiólogos e psicólogos, por exemplo. Em Sorocaba, a unidade atende cerca de 260 pessoas, com uma fila de espera em torno de 10% do total. O único meio de ampliação no atendimento é ampliação de recursos. As entidades se mantêm com doações privadas e verbas públicas.

Para tentar sanar essa situação, nesta semana, todas as unidades desenvolverão palestras e debates abertos à comunidade para ampliação do assunto em torno do preconceito e da inclusão social, além de atividades recreativas aos pacientes. "Nós distribuiremos, por exemplo, folhetos informativos sobre o quanto as drogas podem prejudicar a gestação de uma criança. Vamos focar na prevenção", avisou Georgina.

Programações

Em Votorantim a programação que já contou com campeonato de bicicross e sessão de cinema para os alunos no início da semana, disponibiliza hoje o curso de adaptação dos materiais pedagógicos estruturados, ministrado pela professora Andréa Lungwitz Cleto, das 8h às 17h; amanhã, também das 8h às 17h, haverá Gincana Integrativa entre os alunos - ambos na sede da Apae; e na sexta-feira, das 9h às 14h, haverá distribuição de panfletos "Drogas e suas conseqüências para o feto", nos pontos de movimento de Votorantim. A Apae Votorantim fica na avenida Amazonas, 88, Santa Helena. Informações (15) 3245-1148.

Em Sorocaba, o evento que começou na última segunda-feira, teve ontem "Tarde Divertida" para as crianças, num buffet infantil. Mais de 100 estiveram presentes e se entreteram durante toda a tarde. Hoje será a vez dos alunos jovens, na "Tarde de balada" que acontecerá no Runa Club das 13h às 16h - na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3026. Amanhã haverá exposição dos trabalhos realizado pelos alunos no Espaço Social do Extra Santa Rosália, das 9h às 16h. Já na sexta-feira, dia 26, a partir das 9h, haverá a palestra "Deficiência e Violência", ministrada por Carla Jaques Carlos - integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), e dinâmica de sensibilização dos alunos "Como é estar na pele do outro", com lanche oferecido pelo McDonalds. A Apae Sorocaba fica na rua Ubirajara, 528, na Vila Gabriel. Informações (15) 3219-2499.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=324094


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 15/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock