Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Setembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Semana dos Tropeiros termina com desfile de cavaleiros

Notícia publicada em 31/05/2010



Com muita música e festa, acabou ontem a 43.ª Semana dos Tropeiros de Sorocaba. O evento, que tem por finalidade resgatar a cultura histórica da região sorocabana, contou com desfile dos 150 cavaleiros - que participaram da 5.ª Tropeada de Itararé à Sorocaba -, pelas ruas da cidade. Além disso, uma grande festa foi realizada no parque natural Chico Mendes, onde churrasco tropeiro, modas de violas e músicas caipiras entreteram os presentes até o final da tarde.

Realizada pela Secretaria de Cultura de Sorocaba, a Semana do Tropeiro tem por objetivo desenvolver atividades de alusão ao personagem histórico que ajudou a formar muitas cidades, principalmente do interior do Estado, quando as feiras de muares eram comuns. Durante essa semana é realizada também a tropeada, quando um grupo de cavaleiros percorre o caminho antes feito pelos tropeiros, há mais de três séculos. Essa tropeada está na 5.ª edição e acontece entre Itararé e Sorocaba.

São quase 300 quilômetros, pois o grupo passa por mais 12 cidades. De acordo com Isael Pereira da Cruz, de 58 anos, o ponteiro da comitiva (que conduz a tropa), os organizadores da tropeada fazem questão de concluí-la na semana do tropeiro de Sorocaba. A intenção, explicou, é fechar a programação municipal justamente porque a cidade é uma das mais importantes e expressivas, historicamente, para o tropeirismo.

Sorocaba nasceu por causa dos tropeiros, preserva essa história e é orgulho terminar a tropeada aqui, contou ele, que é nascido em Minas Gerais e há décadas adotou Boituva como sua terra. Sou filho, neto e bisneto de tropeiro. Não posso negar essa história, forte na família. Tenho orgulho de participar da tropeada, disse, e acrescentou: Esse grupo é especial. São pessoas sérias, pessoas de bem, de diferentes profissões e que estão reunidas porque gostam da própria história e não querem deixá-la morrer, falou.

Quem esteve no parque ontem só para ver os tropeiros foi a família Santos de Albuquerque. Rosemeire, de 45 anos, foi com o marido e os dois filhos ver o grupo e ouvir música de raíz. Sou professora, sorocabana e, claro, gosto muito dessa nossa história. Não poderia deixar de vir, disse ela, que esteve no parque Chico Mendes no período da tarde. Já dona Amelina Cristóvão Silva, de 78 anos, sabia o roteiro da tropa e se programou para ver a comitiva da janela de sua casa, no centro sorocabano.

É bonito de ver. Essas pessoas são abençoadas e não podem deixar essa história morrer, disse. A expectativa agora é com relação a programação para o próximo ano. Todo ano eu venho e cada vez é melhor. Já vou me preparar para o ano que vem, disse Dulcinéia de Andrade, de 52 anos, uma das poucas mulheres da comitiva que, ontem no final da tarde, voltou para casa. A volta é triste, finalizou ela que se diz apaixonada pela tropeada. Deixo tudo, meu marido, filhos, e venho mesmo, garantiu.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=300958


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/09/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock