Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 24 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Semana de Letras começa hoje na Uniso

Notícia publicada em 13/09/2010



A partir desta 2ª feira (13) até a próxima sexta-feira, dia 17 de setembro, a Universidade de Sorocaba (Uniso) promove a 24ª Semana de Letras, que conta com 25 atividades, entre palestras, colóquios e lançamentos de livros. O evento conta com programação aberta a todos os interessados e pode ser conferido sempre a partir das 21h no Salão Vermelho do câmpus Trujillo (avenida General Osório, 35). A entrada é gratuita. Entre os destaques da programação está a palestra do Prof. Dr. Nildo Benedetti, da USP, sobre o tema "A Noção de Brasilidade em Guimarães Rosa".

Conforme Nildo, a brasilidade que identifica em Guimarães Rosa está despojada de conceito ufanista. "Não é no sentido de orgulho nacional, é uma brasilidade mais ligada à nossa cultura, nossa maneira de ver a vida, de pensar, enfim, nossas crenças. É dessa forma que a obra de Guimarães Rosa procura caracterizar o Brasil. E esse é um reflexo de sua atividade como diplomata e atuante no meio intelectual, onde existia uma preocupação em entender o nosso país", esclarece.

Guimarães Rosa, ainda de acordo com Nildo, não acreditava muito que o Brasil pudesse ser inteiramente explicado por estudos científicos, por isso escolheu a ficção para definir o país. "Numa entrevista, Guimarães Rosa fala que Gilberto Freyre tentou uma definição de brasilidade em Casa Grande e Senzala, mas que ela foi insuficiente porque não revela tudo o que é o Brasil. Para ele, o povo é sua língua, por isso é que buscava as palavras na sua origem", afirma.

Para exemplificar, o professor da USP cita uma passagem do conto São Marcos, de Sagarana, onde é possível perceber a importância da linguagem. "Em um determinado momento existe um desafio entre o protagonista, que encontra palavras escritas em um bambu, e um personagem que ele chama de Quem-Será. Nesta discussão entre os dois, ele, como homem instruído, faz demonstrações de seu amplo conhecimento, e o outro usa uma linguagem simples. Os dois vão influenciando um ao outro, e o protagonista mesmo reconhece que perdeu o desafio para o homem simples.

Então, o conceito de brasilidade de Guimarães Rosa deixa claro que somos um misto do nosso folclore popular com a alta literatura, ou seja, a fusão do particular com o universal é que constitui a característica do povo brasileiro. Por isso é que a obra dele mistura as duas coisas. A gente lê um livro de Guimarães Rosa e encontra muitas referências da literatura universal como Homero e Dante Alighieri. Ele fez muito bem isso e de forma sutil, camuflada. Em ?A Hora e a Vez de Augusto Matraga? há uma frase que diz para ter cuidado com as pedras soltas no chão, achei estranha ali e fui pesquisar. Descobri, então, que a frase era da Divina Comédia. Basta fuçar que acaba-se achando", diz.

Ainda conforme Nildo, o conceito de brasilidade em Guimarães Rosa surgiu quando o autor escrevia Sagarana, em um momento em que havia um grande debate nacional a respeito do que definiria o povo brasileiro. "Era um movimento do qual faziam parte Gilberto Freyre, Caio Prado Júnior, Oliveira Viana, enfim, esse pessoal discutia o Brasil, se preocupava com o que fazia a gente não deslanchar como civilização. E Guimarães Rosa, homem intelectual que era, também estava preocupado com isso, com a definição do caráter nacional. Isso fica muito claro em suas obras, principalmente Sagarana, Grande Sertão e Corpo de Baile", esclarece o professor.

Para Nildo, essa é uma preocupação que deveria ser de todo brasileiro. "Todo brasileiro deveria tentar pelo menos compreender um pouco o Brasil, embora seja muito difícil, mas pelo menos não teorizar sobre ele, e sim procurar entendê-lo como uma cultura multifacetada".

Programação

Diferentes temas serão abordados na programação, entre eles "A Música no Discurso Cinematográfico", "Provérbios em Português e Russo", "Teatro na Educação" e "Contracultura". Destacam-se, ainda, os lançamentos das obras "Catolicismo indígena" e "Hipertextos Multimodais - Leitura e Escrita na Era Digital", dos professores do curso de Letras, Paulo Edson Alves Filho e Luiz Fernando Gomes, respectivamente. O público pode participar dos colóquios e palestras programados diariamente, sempre às 21h, com inscrição feita no momento. Haverá, também, oficinas e aulas nas classes, que serão destinadas apenas aos alunos do curso.

A agenda aberta ao público (toda ela acontece no Salão Vermelho) é a seguinte: amanhã, a Profª Drª Luciana Coutinho fala sobre "A Palavra e a Imagem". Na terça, no mesmo local e horário, a Profª Drª Mírian Cris Carlos aborda o tema "A Pele Palpável da Palavra". Já o tema do colóquio programado será "O Insólito na Literatura", sobre o qual falarão Luiz Fernando Gomes, Paulo Edson Alves Filho e Alexandre Blaitt. Na quarta-feira, a agenda abre espaço para a Profª Drª Maria Angélica Lauretti Carneiro falar sobre "Relação Intertextuais e Imagens". O colóquio reúne a Profª Ms. Daniela Aparecida Vendramini Zanella, o Prof.Ms. Marcelo Ramalho e o Prof. Paulo Edson Alves Filho em "Sociedades Bilíngues".

Na quinta, dia 16, o roteiro destaca palestra da Profª Agostine Aparecida de Souza sobre o tema "Listening". Na sequência, o professor Nildo Benedetti, da USP, aborda "A Noção de Brasilidade em Guimarães Rosa". Em seu último dia, sexta-feira, a Semana das Letras tem programada a palestra "Educação à Distância: Novos Contornos, Novas Possibilidades", com Rosimeire Moreira Vizentim, Daniele de Oliveira e Leo Victorino da Silva. Serão, ainda, lançados os livros "Catolicismo Indígena", de Paulo Edson Alves Filho e "Hipertextos Multimodais - Leitura e Escrita na era Digital", de Luiz Fernando Gomes.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=42&id=342549


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 24/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock