Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Samu Regional começa a funcionar em fevereiro

Notícia publicada em 23/01/2012



Notícia publicada na edição de 23/01/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A

A Secretaria Municipal de Saúde (SES) confirmou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional terá início em fevereiro - dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde. A Central de Regulação será localizada na sede do Corpo de Bombeiros, no Cerrado, em Sorocaba. Cada município terá sua base de operações e será responsável por suas ambulâncias e funcionários. Além de Sorocaba, participam da implantação do serviço os municípios de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul e Votorantim.

192 desligado


Entre os dias 25 e 27 de janeiro (quarta a sexta-feira próximas), o telefone 192, do Samu, estará desligado para que possa ser feita a transferência da linha para a unidade do Corpo de Bombeiros, no Cerrado, onde funcionará o Samu Regional. Em casos de emergência, a população deve procurar pelos Bombeiros, no número 193. A interrupção nos atendimentos atinge também a central de ambulâncias.

Assim, durante este período, as ligações para o 192 devem ser feitas todas para o 193, do Resgate. Todas as ocorrências serão atendidas pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Samu, como já é feito normalmente, de acordo com a indicação para cada caso.

Esta paralisação faz parte do processo de integração da Central de Regulação do Samu-192 com o Resgate-193 que, por sua vez, é uma preparação para o Samu Regional, destaca o secretário da Saúde, Ademir Watanabe.


Cumprir prazo


Caso não seja efetivado até o prazo do órgão federal, os municípios terão que devolver as ambulâncias que já receberam. De acordo com a SES, a partir de agora, as regulamentações serão adequadas à realidade e às necessidades de cada município. Esta revisão, que também é uma preparação para a integração da Central de Regulação com o Corpo de Bombeiros (Resgate-193), ainda não tem prazo certo para acontecer.

A SES afirma ainda que já realizou um curso de capacitação com os profissionais que atuarão no sistema (condutores, enfermeiros, auxiliares de enfermagem) de todos os municípios que farão parte do projeto. O Samu Regional é destinado a todos os municípios, participando de uma rede de atenção às urgências integrada e regionalizada, permitindo o atendimento qualificado à população em situações de urgência e emergência no ambiente pré-hospitalar de maneira ininterrupta, 24 horas, sete dias por semana. Leis, decretos, portarias e resoluções que regulamentam a Política Nacional de Urgências e Emergências e o Samu podem ser encontradas no Portal do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br).


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=359752


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock