Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 29 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Saem as primeiras carretas com doações feitas pelos sorocabanos

Notícia publicada em 19/01/2011



Parte das doações feitas pelos sorocabanos para ajudar as vítimas das chuvas já está a caminho de seu destino. Na tarde de terça-feira (18), o Corpo de Bombeiros encheu um caminhão, com capacidade para transportar 30 toneladas, que segue esta manhã até o depósito do Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Estado de São Paulo, na Capital. Lá, todo o material passará por triagem e será encaminhado para as cidades mais atingidas pelas chuvas, prioritariamente na região serrana do Rio de Janeiro, mas também da Grande São Paulo e Minas Gerais. A corporação segue recebendo os donativos. Já a torcida Mancha Verde recolherá as doações até as 18h da próxima sexta-feira. O primeiro caminhão com donativos arrecadados pela torcida seguiu ontem e uma segunda carreta, com capacidade para 27 toneladas, seguirá na madrugada de sábado para um posto da Cruz Vermelha no estado vizinho.


O quartel dos Bombeiros no Cerrado já estava lotado de roupas, alimentos, produtos de limpeza e higiene e tantos outros donativos - dentre eles também brinquedos e até carrinhos de bebê - quando veículos trazendo o material recolhido nos postos de Santa Rosália e do Éden começaram a chegar. Pouco depois, a carreta estacionou no pátio e os soldados, de mão em mão, começaram a abastecer o caminhão. "A gente sabe que o brasileiro é um povo solidário, mas ainda nos surpreendemos com a manifestação das pessoas", disse o major Antonio Valdir. Enquanto os bombeiros trabalhavam, os carros, com cidadãos comuns, não paravam de chegar para deixar ainda mais ajuda.


"Trouxe mantimentos e um monte de roupas que estava guardando para um bazar. Está tudo limpinho", disse Leda Celestino Veloso Moraes. No meio da montanha de donativos, algumas embalagens chamavam atenção com recados diversos, dentre os quais "por favor, não desvie". Porém, mesmo com tanta ajuda, alguns não entendem o espírito e solidariedade, como um senhor que deixou uma mala fechada no local. Ao fazer a triagem, os bombeiros lamentaram encontrar um monte de papel velho em seu interior. Mas a mala foi logo aproveitada para carregar roupas e sapatos, antes acondicionados em sacolas muito frágeis.


O Corpo de Bombeiros informou que só encerrará a campanha quando receber uma orientação neste sentido por parte do comando da corporação. Estão sendo aceitos, prioritariamente, alimentos não perecíveis (de preferência, prontos para consumo ou de fácil preparo), material de higiene pessoal e limpeza (que incluem absorventes higiênicos, fraldas descartáveis, escovas e pasta de dentes, xampu, sabonetes, rodo, vassouras, baldes, água sanitária) água potável, velas e fósforos. Os demais donativos também serão recolhidos, mas no caso das roupas e sapatos, por exemplo, o volume já coletado é bem alto. Basta levar até um dos quartéis dos bombeiros - Cerrado, Santa Rosália ou Éden - em qualquer horário.


Campanha continua


A Mancha Verde continuará recolhendo os donativos até o final da tarde de sexta-feira, quando outro caminhão será abastecido e preparado para pegar a estrada no sábado pela manhã. Ontem, o dia foi de juntar todas as doações conseguidas, por diversas frentes, em vários bairros da cidade. Integrantes da torcida, as amigas Maria da Paz e Ofélia dos Santos, da Vila Hortênsia e Santa Terezinha, a veterinária Petuli Moreno e dezenas de outros voluntários se uniram para arrumar e fazer uma triagem em todo o material.


"É uma obrigação do ser humano ajudar nestas horas. Se pudesse, estaria lá", disse Petuli, que lotou sua clínica, com o auxílio de amigos e clientes, e conseguiu um pequeno caminhão para levar o material até a sede da torcida organizada. "Não adianta ficar sentado chorando junto. Muito melhor é uma oração e pensamentos positivos". A sede da Mancha Verde fica na avenida São Paulo, 559.


Polícia Ambiental


A Polícia Ambiental de Sorocaba também está engajada na arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas. Muitas pessoas têm levado suas doações à sede da corporação, que fica na avenida 3 de março 777, no alto da Boa vista. O Rotary Club Granja Olga e a Loja Maçônica Elo Dourado organizaram arrecadações e já encaminharam o material para a sede da Polícia Ambiental. Nesta sexta-feira segue a primeira carreta com esses donativos e uma segunda está programada para a semana que vem.


Mais postos


O Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) também decidiu se organizar para captar doações e ajudar as vítimas das chuvas. Os donativos podem ser entregues na Biblioteca, Secretaria ou Cantina do câmpus da faculdade, situado na rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 (Castelinho km 1,5). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3238-1188. A Sociedade Médica de Sorocaba também está recebendo doações, de segunda a sexta-feira das 8h às 22h na rua Monsenhor João Soares, 75. Os telefones para contato são (15) 3231-1465 e 3231-8633.


Cansada de ser apenas uma espectadora de tudo o que está acontecendo no Rio de Janeiro, Lúcia de Camargo Costa, 14 anos, reuniu alguns amigos e - usando ferramentas da internet - realizou um mutirão de doações para as vítimas das enchentes e deslizamentos na região serrana do Rio. Reunidos no Parque das Águas, Jardim Abaeté, os jovens esperavam a colaboração das pessoas, com doações de alimentos, roupas, água, e qualquer outro tipo de donativos. A ação segue até o dia 20, começando sempre às 17h.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=386676


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock