Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Novembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Roteiro Educador de Sorocaba vai ganhar sete novos pontos

Notícia publicada em 14/09/2010



O conceito aprender na cidade com a cidade, proposto pelo programa Cidade Educadora, se consolida cada vez mais em Sorocaba. O Roteiro Educador, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação, ganha em breve mais sete novos pontos de visitação dos estudantes. Mais que estudar, com esses locais as crianças das escolas municipais estão conhecendo melhor a história da cidade, e ao vivo!

Ao todo, o roteiro terá cerca de 70 pontos na cidade que deverão receber a visita principalmente dos estudantes. O programa foi lançado em maio deste ano, quando o Centro Cultural Quilombinho, o Mosteiro do São Bento, a ETA do Cerrado e o Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara) passaram a receber semanalmente as crianças. Agora serão integrados o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, o Museu Histórico, o Parque da Biquinha, o Espaço Santos Dumont, a Fundec, a Biblioteca Infantil e a Biblioteca Municipal.

O programa consiste em uma verdadeira viagem pela história da cidade e seus personagens, passando pelos monumentos, prédios e entidades. As visitas programadas estão acontecendo diariamente e cada grupo de estudantes visita um dos pontos já mapeados. Na visita ao Quilombinho, por exemplo, eles aprendem que a entidade promove o resgate da autoestima dos escravos-descendentes, por meio da valorização e da difusão da rica cultura afro-brasileira.

Para o prefeito de Sorocaba, o Roteiro Educador além de permitir aos estudantes viverem na prática a história da cidade, seus prédios públicos e as personalidades que ajudaram a construí-la, também é uma oportunidade para que os demais sorocabanos e visitantes conheçam um pouco mais sobre a cidade. "Devemos ultrapassar os 70 pontos, que já estão sendo mapeados, classificados e identificados. Cada um terá um toten, uma placa indicativa para mostrar o que é e o valor histórico daquele ponto para a nossa cidade", explica ele.

O Roteiro Educador de Sorocaba consta da grade curricular da Rede Municipal de Ensino, sendo que os locais de visitação serão divididos por faixa etária e série escolar. Monitoradas, as visitas serão pré-agendadas e, durante a viagem de ida ao ponto, o professor contará a história ou descreverá sobre o local a ser visitado. Ao chegarem, os alunos receberão um formulário para ser preenchido antes, durante e depois da visita. Posteriormente, o tema será tratado em sala de aula.

Para melhor aproveitamento do programa em sala de aula e antes de acompanhar os alunos em cada passeio, o professor se preparará para repassar uma boa informação e conhecimento da história da cidade, os personagens e a representação sociocultural, bem como a importância dos pontos a serem visitados para a Cidade Educadora.


Fonte: http://www.sorocaba.sp.gov.br/PortalGOV/do/noticias?op=viewForm&coConteudo=35837


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/11/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock