Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 02 de Dezembro de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba - Rio Sorocaba terá nova ponte e uma passarela de pedestres

Notícia publicada em 04/02/2011



Sorocaba vai ganhar mais uma ponte sobre o rio Sorocaba, visando melhorias na fluidez da passagem de veículos pelo bairro de Pinheiros. Além da ponte, será construída, também, uma passarela para atender somente os pedestres. Desde ontem, a Secretaria de Administração começou a receber as propostas das empresas interessadas em participar da licitação para a elaboração do projeto executivo dessas obras. As datas para o início das obras ainda não foram definidas. A licitação tem valor máximo de R$ 149 mil, sendo que a contratação será realizada pelo menor preço ofertado.

O termo inicial para o projeto é de que a empresa contratada deverá apresentar os projetos executivos em noventa dias. Rodrigo Moreno, secretário de Planejamento e Gestão, explica ainda que o projeto executivo é uma exigência da Lei de Licitações (Lei 8.666/93), para depois realizar a licitação para a edificação da obra.

De acordo com Moreno, a nova ponte para veículos e pedestres fará a ligação entre a rua Raposo Tavares e a avenida Juvenal de Campos, na região da Vila Assis. O projeto prevê que a edificação terá 40 metros de extensão, por 14 de largura. Para o secretário, a nova ligação beneficiará os veículos que vem de Votorantim, com direção à região onde a ponte será instalada, evitando que passem pela praça Dom Tadeu Strunck para ter acesso aos bairros Barcelona e Parada do Alto. "Também serão beneficiados os munícipes que fazem o caminho inverso. Esta obra irá desafogar, inclusive, aquela região da Marginal", afirma Moreno.

Já a passarela, exclusiva aos pedestres, ajudará a população vinda do bairro Pinheiros e que precisa acessar o Terminal São Paulo e, futuramente, quiser ir até o prédio do Poupatempo, que se encontra em construção pelo governo do Estado. A passarela será feita na região da rua Abílio Moysés e contará com uma estrutura de 40 metros de extensão, por 3 metros de largura.

Outras alternativas

Atualmente, na cidade existem cinco alternativas para cruzar o rio Sorocaba. No sentido Votorantim-São Paulo, a primeira é o complexo com duas pontes que ligam a Vila Assis à avenida Dom Aguirre. Seguindo pela mesma via, existe outro complexo, também com duas pontes, ligando a marginal à região da avenida São Paulo. Em seguida, na altura da rodovia José Ermírio de Moraes (Catelinho), além da própria estrada que cruza o rio, a alternativa é o complexo com duas pontes: a Pinga-Pinga, sentido Prefeitura, e a Fernando de Lucca, sentido inverso. Ainda prosseguindo pela marginal, a próxima ligação é a ponte Dom José Melhado Campos (Radial Norte), que fica no final da avenida Dom Aguirre, ligando com a Zona Industrial.

Além dessa nova ponte, prevista para a região do bairro Pinheiros, a cidade contará com outra obra para o cruzamento de veículos sobre o rio Sorocaba, que faz parte do Programa Sorocaba Total. A construção fará parte do complexo viário Ulysses Guimarães, em que será feita uma ponte que interligará as avenidas Tadao Yoshida e Ulysses Guimarães, com 170 metros de extensão, tendo duas vias com quatro pistas cada. "Se a construção da ponte da Tadao Yoshida vai garantir o fluxo de veículos na região de maior crescimento em Sorocaba - a ligação da Zona Norte com a Zona Industrial -, esta nova ponte em Pinheiros contribuirá para a solução de tráfego em uma região plenamente habitada, mas que continua em desenvolvimento", explica o secretário de Planejamento e Gestão.


Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/materiasorocaba.jsf


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 02/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/12/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock