Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 14 de Agosto de 2020

NOTÍCIAS



Sorocaba Refrescos patrocina projeto de incentivo ao rugby

Notícia publicada em 12/06/2017



Sorocaba Refrescos patrocina projeto de incentivo ao rugby

Parceria entre a fabricante da Coca-Cola Brasil e a associação HURRA! capacita professores para implantar a modalidade nas escolas da rede municipal de ensino

Como todos sabem, o esporte é uma importante ferramenta de educação que promove a transformação das pessoas e do entorno social. Pensando nisso, a Sorocaba Refrescos apoiou, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, o projeto Viva Rugby da HURRA!, associação criada em 2009 por um grupo de pessoas que se uniram em prol do esporte e da educação.

Nos dias 27 e 28 de maio, professores de educação física das escolas da rede municipal de Sorocaba participaram de um curso de capacitação ministrado na escola Getúlio Vargas, pelo Coordenador Técnico da Hurra!, Leandro Gevaerd. “A formação teve como objetivo apresentar tanto conceito, valores e regras, quanto a prática do esporte, a fim de criar multiplicadores do rugby, modalidade considerada uma das mais inclusivas do esporte coletivo”, destaca Gevaerd.

Segundo o presidente da HURRA!, Eduardo Pacheco e Chaves, o esporte promove a inclusão porque é bastante democrático do ponto de vista do porte físico. “No rugby não existe um biótipo ideal. Para praticar o esporte não importa se a pessoa é alta ou baixa, gorda ou magra, menino ou menina. Deste modo, é possível trabalhar temas importantes com as crianças, tais como: autoestima, protagonismo, respeito, trabalho em equipe, entre outros”, explica Chaves.

Já consolidado na capital paulista, o projeto está em expansão para cidades consideradas grandes polos de crescimento da modalidade, como é o caso de Sorocaba. “Os primeiros passos no sentido de sensibilizar e capacitar os dirigentes e os professores das escolas foi dado. Já a próxima etapa será a entrega dos kits para as escolas que aderiram ao projeto e, em paralelo, sensibilizar e preparar novas escolas da cidade. Aqueles alunos que se destacarem podem ser indicados para jogar em um time de rugby. Desse modo, estamos fomentando toda cadeia produtiva do esporte por meio de um projeto de longo prazo”, destaca o presidente da HURRA!.

De acordo com o diretor presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi, há vários anos a empresa investe em diversas modalidades esportivas, tais como: corrida de rua, basquete, Takewondo e agora também no rugby. “Esse projeto é uma oportunidade para a cidade, uma vez que estará levando os valores do esporte para mais de 300 crianças sorocabanas. Além de formar educadores, o Viva Rugby prevê também o acompanhamento nas escolas e a organização de torneios e campeonatos locais para promover integração e experiências socioeducativas”, complementa Biagi.

Para a chefe de divisão de apoio técnico pedagógico da Secretaria da Educação do Município de Sorocaba, Francismari Aparecida Milche, o formato de implantação do projeto é o grande diferencial, uma vez que possibilita um processo de adaptação para a realidade de cada local. “A construção do aprendizado é trabalhada de forma conjunta, ONG e escola, o que torna possível que cada professor se adapte à realidade do próprio ambiente. Claro que temos diretrizes a seguir, mas não engessar a proposta do projeto torna ele muito mais enriquecedor. Além disso, o rugby não é um esporte conhecido entre nós e isso quebra paradigmas, nos quais todos, incluindo os professores, precisaremos trabalhar diferentes habilidades”, enfatizou.

Conheça mais sobre o Rugby

O Rugby é um esporte coletivo que surgiu em 1823, em uma escola da cidade de Rugby, na Inglaterra. Ele é disputado por duas equipes, em que os jogadores conduzem uma bola oval com as mãos, podendo também utilizar os pés para chutes e lançamentos. A versão original e mais tradicional é disputada por duas equipes de quinze jogadores, já a olímpica é disputada por duas equipes de sete jogadores. Cada equipe deve avançar no campo para marcar pontos. Os jogadores podem passar a bola, desde que seja para um companheiro que esteja atrás.
No Brasil, o Rugby ainda não é muito praticado, embora venha crescendo nos últimos anos. Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a seleção masculina de Fiji ficou com o ouro, após vencer a Grã-Bretanha na final. No feminino, o ouro ficou com a seleção australiana, que venceu a Nova Zelândia na final. Austrália, França, Inglaterra e Nova Zelândia são as grandes potências mundiais do Rugby na atualidade.


Fonte: Vergili - Comunicação integrada


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 14/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/08/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock